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Distribuição de cosméticos: 3 erros que podem comprometer os seus lucros

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O ramo de beleza, higiene e cuidados pessoais é bastante movimentado. Mesmo em períodos de crise, trata-se de uma alternativa muito atraente e com elevado potencial de resultados. Trabalhar com a distribuição de cosméticos, por exemplo, é uma excelente possibilidade.

No entanto, alguns erros podem deixar os seus lucros bem distantes. Em vez de ter uma empresa rentável, ocorre a perda de boas oportunidades e o comprometimento do sucesso no mercado.

Para evitar esses problemas, veja quais são 3 erros que afetam os lucros da distribuição de cosméticos e saiba como preveni-los.

1. Não contar com um orçamento ou controle financeiro

As finanças de qualquer negócio precisam ser acompanhadas de maneira precisa, justamente para que não ocorram perdas. Sem a verificação desses números, há o risco de gastar demais, bem como de direcionar os recursos para os setores incorretos. Como resultado, há impactos negativos na lucratividade.

Para evitar esse problema, é necessário usar as ferramentas adequadas. O orçamento ajuda a definir os recursos disponíveis e como deve ocorrer a divisão. Assim, a distribuição de cosméticos não é afetada.

Já o controle é feito com elementos como relatórios e fluxo de caixa. Desse modo, fica mais fácil conhecer as movimentações e entender onde estão os gargalos principais. Com a atuação correta, é possível manter o nível de lucros.

2. Ter um mix de produtos inadequado na distribuição de cosméticos

Quando um cliente chega ao seu negócio, ele espera encontrar tudo o que deseja em um só lugar. No entanto, a falta de um mix correto impede que isso aconteça. Afinal, apresentar um número limitado de produtos diminui as chances de alguém achar o que procura.

Por outro lado, um mix grande demais também não é adequado, pois gera dificuldades de estoque, gastos extras e menos lucros. Então, o ideal é cuidar para definir um mix do tamanho certo.

Selecione os produtos que forem consistentes com a sua atuação e que parecem ter maior penetração no mercado. Se a intenção é vender para salões, é melhor ter linhas profissionais, em vez de home care. O oposto vale para quem pretende atender os clientes finais. Assim, o planejamento sai ganhando.

3. Selecionar fornecedores sem a qualidade necessária

Uma das falhas mais prejudiciais para os lucros da distribuição de cosméticos é a seleção inadequada de fornecedores. Em primeiro lugar, isso pode significar produtos de baixa qualidade ou com uma pequena margem de lucro. Nesses casos, os ganhos são prejudicados.

Também é o que ocorre ao escolher empresas pouco consolidadas, que não são capazes de atender à demanda ou que não têm um mix correto. No final, é o seu estabelecimento que perde boas oportunidades.

O melhor jeito de contornar a situação é ao fazer uma boa análise antes da escolha. Opte por empresas reconhecidas no mercado, bem como as com catálogos completos e boas condições. Será mais fácil apresentar o valor agregado para os clientes e, assim, gerar novas oportunidades.

Na distribuição de cosméticos, há alguns erros que podem comprometer os seus lucros. Ao reconhecer esses 3 principais e as formas de evitá-los, o negócio tem a chance de decolar.

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