Categories: DicasDicas e tendências

Controle financeiro: como saber quanto posso investir no meu negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Abrir um negócio é o sonho de muita gente. A essa possibilidade de ter a própria empresa estão atrelados muitos desejos, como a conquista da independência financeira e autonomia sobre a vida pessoal, com mais condições e mais tempo para se dedicar à família e ao lazer. Aqui no blog você encontra diversos textos sobre como abrir o seu próprio negócio, com o passo a passo detalhado. No post de hoje, vamos tratar especificamente do controle financeiro da sua empresa e como você define o investimento a ser feito. Confira!

Controle financeiro: como fazer e manter

Em muitos outros posts aqui no blog já falamos da importância de se fazer um planejamento de negócios antes de começar, de fato, a sua empresa. O planejamento é uma avaliação holística completa de todos os cenários ligados ao negócio e um estudo de tudo aquilo que influencia o setor de atuação: economia, política, cultura, comportamento, geografia, etc. Nesse sentido, faz parte também do planejamento a parte de controle financeiro. Nesse item, é necessário ser muito honesto em relação ao seu orçamento para conseguir ter uma visão realista da situação. Além disso, é preciso considerar margens de segurança financeira, para cobrir imprevistos e surpresas. Uma pesquisa do SEBRAE mostrou que a maioria das empresas fecha as portas em menos de um ano, e as razões desses fechamentos são ainda mais assustadoras: 7% alegam não obter lucro, 20% dizem não ter capital e quase 50% dos donos das pequenas empresas não sabem dizer o motivo, nem se têm lucro ou prejuízo. Esses dados comprovam como a falta de planejamento e controle financeiro pode ser danosa para os negócios e fazer você se perder ainda no começo da jornada. Por isso o planejamento é algo contínuo, que precisa ser atualizado com frequência, para dar o suporte ideal que o empresário precisa na hora de tomar decisões que afetam o negócio. Daí a importância de ele ser feito de maneira muito completa e minuciosa e de ser revisitado continuamente, afinal, não basta criar um controle financeiro eficiente, é preciso mantê-lo.

Quanto posso investir no meu negócio?

Agora que você já entendeu a importância de fazer um planejamento com um controle financeiro detalhado – e de mantê-lo atualizado –, chegou a hora de falarmos da estrutura desse plano de acompanhamento de finanças. Antes de abrir o negócio, na fase do planejamento, você deverá fazer um levantamento de todas as coisas necessárias para abri-lo e fazê-lo “funcionar”. É preciso saber se você vai precisar alugar um local, se este local precisa de reformas, se existem custos respectivos a documentos e alvarás, se você precisa manter um grande estoque de produtos, se você vai precisar de funcionários, entre muitas outras coisas. É necessário discriminar cada item e cada subitem, um trabalho cansativo, mas necessário. Depois, é claro, é preciso levantar os custos de cada coisa. Feito isso, seu planejamento de controle financeiro deve considerar ainda os custos de manutenção: água, luz, internet, comunicação, folha de pagamento de funcionários, reposição de estoque, etc.

Assim como foi feito no planejamento para abrir o negócio, no dia a dia da empresa é preciso controlar tudo que é vendido e comprado, com seus respectivos valores e datas. Só com essa atualização diária é possível saber se você está tendo lucros ou prejuízos e manter, de fato, um controle financeiro. E só com essa discriminação detalhada de itens é possível saber quanto você pode e deve investir em seu negócio. É interessante verificar também que alguns negócios exigem menos investimentos e dão retorno mais rápido que outros – como é o caso dos cosméticos premium.

Se você gostou dessas dicas sobre controle financeiro, curta nossa página no facebook e leia mais artigos para ter sucesso no seu novo negócio.

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago