Categories: Dicas

Como ter o controle financeiro de seu negócio?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

Ter um negócio próprio constitui o sonho e o objetivo de muitas pessoas, tendo em vista que os benefícios e vantagens são enormes e inúmeros. Ao mesmo tempo, para poder usufruir de todas as coisas boas que a arte de empreender proporciona, é preciso muita organização e planejamento. Dominar os gastos e ganhos, buscando o equilíbrio e a saúde financeira da empresa para que ela possa se estruturar, ganhar força e dar lucros, é essencial para a prosperidade e vida longa do seu negócio. Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar como ter o controle financeiro da sua empresa. Confira!

Separe o pessoal do profissional

Uma das primeiras atitudes que você deve tomar ao empreender no negócio próprio para manter o controle financeiro é separar o pessoal do profissional em todos os aspectos. Horários, cômodos, telefonemas, cartões de crédito, talões de cheque, não importa: tudo o que diz respeito ao seu negócio deve ser único, permanecendo separado do controle financeiro da casa e da família.

Abrir uma conta destinada exclusivamente à empresa faz parte dessa separação essencial. Você também pode pensar em uma maneira de guardar uma quantia mensal para ir montando, aos poucos, uma espécie de fundo de segurança – um valor que pode ser usado em gastos extras, não previsíveis ou em períodos turbulentos, como os de baixa venda. Assim, mesmo em situações desfavoráveis, você conseguirá ter o controle financeiro do seu negócio.

Corte gastos e pise no freio na hora das compras

A empolgação e a alegria atreladas à expectativa de se abrir um negócio podem confundir sua cabeça e te levar por caminhos consumistas demais. É normal, frente à novidade, querer comprar inúmeras coisas, se equipar com as melhores tecnologias, reformar, decorar, etc. Mas, controle financeiro significa fazer o oposto: segurar os impulsos e agir com a razão, adquirir apenas o imprescindível e investir em melhorias aos poucos, quando a saúde financeira da empresa já estiver em equilíbrio e a poupança de segurança já contar com um valor considerável.

Fique de olho nos números: meça e monitore

Outro fator fundamental no controle financeiro da empresa é montar uma base de dados capaz de fornecer as informações que você precisa para saber qual o saldo no fim do mês. Por isso, você deve anotar tudo que acontece no dia a dia do seu negócio, cada venda, cada compra, cada imposto. Manter o caixa atualizado fará com que você possa tomar decisões acertadas em relação às finanças, não se perdendo em ilusões. Lembre-se: os números não mentem!

Controle financeiro: o mercado pode ajudar

Muitas vezes, o fato de não conseguir manter o controle financeiro, quando se faz tudo certo, pode ter a ver com a realidade do mercado. Por isso, é importante não tentar fazer o impossível acontecer. Investir em setores cujos números e o passado mostram bons resultados é a opção mais segura e que traz mais benefícios. O mercado de cosméticos profissionais, por exemplo, é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo, além de figurar entre os que menos foram afetados pela crise. Fazer essa análise prévia permite que você faça também escolhas melhores, daí fica muito mais fácil manter o controle financeiro do seu negócio.

Se você gostou dessas dicas e deseja ler mais sobre o assunto, curta nossa página no facebook e tenha acesso a outros conteúdos.

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago