Você sabe o que é a técnica rapport e a importância dela para o bom relacionamento com clientes? Não? Ainda é tempo de aprender. Neste artigo vamos explicar o significado e como utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes.
Aplicar esta técnica pode fazer com que o seu consumidor confie mais em você, no seu produto ou serviço e, consequentemente, na sua empresa. Confira abaixo!
O que significa rapport?
A palavra é de origem francesa e ainda não existe uma equivalência para ela no português. Possui alguns significados, como, por exemplo: conexão, relação ou, ainda, a frase “trazer de volta”.
Estas pistas já dizem bastante sobre a ligação entre a técnica e a fidelização de clientes, certo?
Sim. A técnica rapport para fidelizar seus clientes está ligada ao ato de estabelecer confiança e cooperação ou, ainda, harmonia. Ele ocorre quando você tem aquela sensação de empatia com o cliente, quando a tensão interpessoal é diminuída e o consumidor fica mais à vontade para revelar quais são as suas necessidades, desejos, sonhos — e até seus medos.
Por que aplicar a técnica?
Esta atmosfera de confiança é fundamental para as vendas obterem mais sucesso. Tentar vender algo sem criar alguma relação com o cliente pode não só dificultar, mas, até mesmo, impossibilitar a venda. Isso porque o cérebro processa de uma forma diferente a informação que recebe.
O cliente vai pensar: “este só quer vender, não se importa com as minhas necessidades”, e isso causa desânimo e outros sentimentos negativos que são direcionados aos produtos e à sua empresa.
A técnica rapport para fidelizar seus clientes é eficaz pois, quando o cliente se sente mais acolhido, se entende também mais importante para a empresa, o que aumenta as chances de que ele retorne. O método é útil para desenvolver as vendas a longo prazo.
Quais são os elementos fundamentais do rapport?
O processo tem alguns fundamentos que devem ser aplicados. Primeiramente, está o contato visual, é através dele que você irá atrair o cliente. Depois dele vêm também a expressão facial e a postura corporal, esteja aberto para recebê-lo.
Também mantenha-se atento à sua comunicação verbal e não-verbal (neste caso, os gestos), o tom de voz que utiliza, as palavras que escolhe.
E como utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes?
Uma das técnicas mais conhecidas de rapport para ser aplicada é o espelhamento. Você pode espelhar os movimentos ou principais elementos da linguagem do cliente, analisando postura, gestos e expressões. Sim, imite o seu cliente!
Por exemplo, iguale o seu tom de voz ao dele. Observe se ele fala alto ou baixo, rápido ou devagar, e tente seguir este ritmo com seu discurso. Se a pessoa fala gesticulando demais ou movimentando os braços, quando a fala estiver com você tente reproduzir estes movimentos.
Você pode até seguir o ritmo de respiração de uma pessoa! Este, na verdade, é o mais forte de todos: se conseguir realizar tal ação, metade da venda estará concluída.
Mas muito cuidado! É preciso ser discreto e sutil, para não irritar a outra pessoa. Tudo deve parecer involuntário, seu cliente não deve perceber ou pensar que você o está imitando para implicar com ele.
E na internet?
Bom, a escrita será o seu canal. Utilize o nome da pessoa ao escrever para ela, perceba a forma como ela escreve e tente espelhar palavras. Se ela usar gírias, pense em utilizar algumas também.
Perguntas também podem te ajudar a descobrir os interesses e isso aumentará o nível de empatia. Se nós compreendemos alguém, podemos auxiliar seu trajeto para o objeto certo.
Este caminho pode ser a sua venda! Não esqueça: sutileza é a palavra chave para utilizar a técnica rapport para fidelizar seus clientes.
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