Categories: Dicas

4 controles de gestão indispensáveis para administrar uma distribuidora de cosméticos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 0 Flares ×

A boa gestão é o segredo para a longevidade e sucesso da sua distribuidora de cosméticos. O controle de gestão envolve diferentes fatores, como o cálculo do valor de revenda do produto, a organização das despesas e entradas e o estoque. Ter controle sobre esses processos é fundamental para administrar o seu negócio e entender todos os fluxos financeiras que compõem sua distribuidora de cosméticos.  Que tal conferir, nesse artigo, quatro controles de gestão indispensáveis para administrar o seu negócio?

Tenha disciplina financeira

A planilha é a melhor aliada da distribuidora de cosméticos na hora de controlar as finanças. Mantê-la sempre atualizada auxilia na hora de fazer o diagnóstico financeiro da sua distribuidora. Não adianta iniciar o mês atualizando tudo e depois interromper esse processo, é preciso que ela esteja sempre em dia para facilitar o entendimento das finanças.  

Todos os dias separe um tempo para fazer essa atualização e cuidar do gerenciamento da sua distribuidora de cosméticos. Outras funções podem ser delegadas a algum funcionário, mas esta deve ser feita exclusivamente pelo proprietário.  

Organize e acompanhe todas as movimentações

Além de utilizar a planilha para acompanhar movimentações que já foram realizadas, projete o que ainda virá. Não importa se você vai projetar entrada de dinheiro, despesas ou ainda um investimento que você planeja realizar a curto prazo – mantenha tudo sempre à mão e fácil de visualizar. Neste caso, você conseguirá sincronizar pagamentos com as futuras entradas, o que evita contas atrasadas, pagamentos de juros e uma consequente elevação das despesas.

Além disso, fazer uma projeção financeira para a sua distribuidora de cosméticos ajuda na percepção precoce de falta de recursos, em caso de meses com menos vendas ou com despesas extras. Caso sejam situações previstas, já apontadas nas planilhas de anos anteriores, será possível se preparar com ainda mais antecedência para que elas não interfiram na gestão do seu negócio.

Calcule o preço do seu produto

Estabelecer de forma correta o preço do produto é fundamental para não se enrolar e acabar em prejuízo. Para isto é importante conhecer os custos da sua empresa, quanto você necessita para mantê-la funcionando e ainda obter lucro. Para se calcular o preço final dos produtos você deve levar em conta primeiro o custo, que é o valor que você pagou na compra dos cosméticos. Em seguida leve em conta as despesas proporcionais, ou seja, o quanto você gasta com sua distribuidora de cosméticos dividido proporcionalmente entre os produtos. Por último avalie o lucro. Neste caso estabeleça uma porcentagem fixa sobre todos os produtos. Assim, somando estes três itens você chegará a um valor final para revenda.

Estoque é dinheiro parado

Manter um bom estoque é importante, porém é preciso analisar a demanda antes de realizar novas compras. Em períodos com menos saídas, é melhor comprar quantidades menores, mas com mais frequência do que comprar muitos produtos de uma só vez. Essa atitude pode significar uma vantagem, pois assim é possível atualizar constantemente os produtos da sua distribuidora de cosméticos, apresentando sempre novidades para seus clientes.

Mas fique atento, se você comprou poucos produtos em um mês e a venda superou as expectativas, não espere o estoque ficar vazio para repor – ficar sem estoque também é uma situação negativa para sua distribuidora de cosméticos.

Ter certeza se a sua distribuidora de cosméticos está dando lucro ou prejuízo é um sinal de que você está em dia com a organização da empresa. Gerir bem seu negócio é um quesito fundamental para a longevidade da distribuidora de cosméticos e, por esse motivo, esses quatro controles de gestão são indispensáveis para administrá-la.  

Quais dessas dicas você aplica na sua rotina de gestão da sua distribuidora de cosméticos? Compartilhe sua experiência com a gente!

 

admin

Recent Posts

  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Venda de produtos de beleza: Entenda como funciona

Seja para ganhar um dinheiro extra ou para fazer da atividade a sua ocupação principal, a venda de produtos de…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

Como a venda de produtos de beleza pode te ajudar a fazer renda extra

Você tem um salão de beleza, mas anda com faturamento baixo e com receio de não conseguir arcar com todos…

2 anos ago
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição
  • Produtos capilares

O crescimento do mercado de beleza para os próximos anos

O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, revela pesquisa realizada pela Euromonitor e…

2 anos ago
  • Dicas
  • Dicas e tendências
  • Mercado de distribuição

3 negócios para investir pós pandemia

Pensando em empreender pós-pandemia? A venda de cosméticos pode ajudar você a conquistar a independência financeira mesmo após a crise…

2 anos ago
  • Mercado de distribuição

Como escolher o melhor fornecedor de produtos cosméticos para seu negócio

A carreira de distribuidor de cosméticos está diretamente ligada com a qualidade dos itens que você revende. Problemas nessa área…

3 anos ago
  • Produtos capilares

Como está o mercado de cosméticos capilares durante a pandemia

Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as…

3 anos ago