Em tempos de crise, o público passa a gastar cada vez menos com produtos considerados não-essenciais, como os cosméticos, por exemplo. Por isso, é de grande importância que as distribuidoras de cosméticos adotem boas e efetivas estratégias de negócio para conseguir conquistar mais clientes.
Nós selecionamos abaixo algumas boas ideias e estratégias para que mais clientes fechem negócios com a sua distribuidora de cosméticos. Continue lendo para saber que estratégias são essas e como aplicá-las.
Todos nós exercemos diferentes papéis sociais simultaneamente. Por exemplo, podemos encontrar, na mesma pessoa, alguém que seja mulher, casada, religiosa, de classe média, cabelo liso e com dois filhos.
Ao mesmo tempo, podemos encontrar, em outra pessoa, alguém que seja mulher, solteira, sem religião, classe baixa, cabelo enroladinho, sem filhos e com grande interesse em coloração de cabelos. Enfim, existem diferentes grupos sociais circulando pela sua cidade, esperando para serem conquistados pela sua distribuidora de cosméticos. Para isso, basta você se especializar para atraí-los!
Vamos voltar nos exemplos. Imagine que seja mais vantagem para a sua distribuidora de cosméticos uma especialização num público de classe alta. O que essas pessoas preferem?
Mas e se o seu grupo de especialização forem mulheres apaixonadas por cabelos coloridos? Nesse caso, é bom que a sua distribuidora de cosméticos tenha os produtos para colorir cabelo, os quais, irão atrair essas clientes, garantindo assim mais vendas e mais lucro para você.
Um dos principais erros cometidos por pequenas e médias empresas é o de não investir em marketing digital e redes sociais. Para mostrar como essas medidas podem ser úteis, vamos retomar o exemplo do grupo “mulheres apaixonadas por cabelos coloridos”.
Para atrair essas clientes, sua distribuidora de cosméticos pode, por exemplo, criar vídeos semanais explicando como cuidar melhor dos cabelos tingidos, quais matizadores utilizar, como conservar a cor e como hidratar o cabelo de maneira que ele não sofra muito com todos os processos de tingimento. Quando esses vídeos ficarem bem populares, a sua distribuidora de cosméticos pode marcar um Workshop presencial na loja ou até mesmo um Dia do Cabelo Colorido na sua distribuidora, onde as tintas serão vendidas com desconto para quem assistir aos vídeos. Imagine quantas vendas serão realizadas nesses dias especiais e se elas não pagam (com muita folga!) os custos desses vídeos.
Agora, pense em como a produção de conteúdo para redes sociais pode ajudar a alavancar as vendas com o grupo escolhido para a especialização da sua Distribuidora de cosméticos.
É verdade que o marketing digital é uma das melhores estratégias de marketing da atualidade, tanto pelo baixo custo, como pelo alto engajamento que ela tem. Porém, talvez melhor do que ele, seja apenas o marketing boca-a-boca.
As pessoas confiam muito nas indicações de amigos e familiares, por isso, é essencial que os clientes atuais sejam bem tratados e cultivados (com a ajuda de técnicas de CRM) para que se tornem clientes fiéis e verdadeiros embaixadores da sua distribuidora de cosméticos entre seus contatos, recomendando seus produtos para todos.
Clientes fiéis, além de serem uma fonte renovável de renda, são também uma ótima estratégia de marketing, pois frequentemente geram novos e novos clientes para a sua distribuidora de cosméticos – e esses clientes podem se tornar clientes fiéis que vão gerar novos clientes e assim o ciclo continua infinitamente.
Essas são as estratégias que nós recomendamos para que a sua distribuidora de cosméticos possa conquistar mais clientes. Quais as táticas que você usa para vencer a crise? Compartilhe com a gente!
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