A profissão de vendedor é essencial para o bom funcionamento da grande maioria das empresas do mercado atual. Afinal, são os vendedores que garantem o encontro bem sucedido entre produtos e compradores.
Por isso, é muito importante que as distribuidoras de cosméticos mantenham seus vendedores atualizados e bem capacitados, já que se trata de uma estratégia para aumentar os lucros tão válida quanto investir em marketing, por exemplo.
Quer conferir algumas dicas bem interessantes de como manter vendedores de sua distribuidora de cosméticos sempre atualizados? Então continue lendo esse artigo!
Cursos de especialização
Ninguém consegue evoluir na carreira sem a ajuda de um pouco de teoria. Nós precisamos aprender mais técnicas, mais informações e mais ferramentas para que melhores resultados possam ser obtidos. Se uma distribuidora de cosméticos quer ter seus vendedores vendendo mais, encontrando mais oportunidades e fechando uma porcentagem maior de negócios, então vai precisar investir um pouco na capacitação profissional deles.
Cursos de capacitação em técnicas de venda, em marketing ou em atendimento ao público, por exemplo, contribuem muito para incrementar o currículo do seu colaborador e aumentar a autoconfiança dele. Quanto maior o nível de confiança no próprio trabalho, maior é o rendimento deste profissional.
Viagens de capacitação
Organizar uma viagem com os vendedores de sua distribuidora de cosméticos, com o intuito de promover um pequeno seminário de capacitação, associado a um breve período de lazer e descanso (num hotel fazenda, por exemplo), pode ser uma excelente alternativa para injetar conteúdo, aumentar o entusiamo e renovar as energias da sua equipe de vendas.
Esse tipo de evento pode representar uma oportunidade incrível de aprendizado para toda a sua equipe. Vocês poderão ter a oportunidade de se conhecer melhor, interagir fora do ambiente de trabalho, relaxar e aprender mais sobre o trabalho – tudo isso ao mesmo tempo.
Workshops em feiras ou eventos
Participar ou organizar workshops em feiras e eventos pode ser uma ótima oportunidade para que os vendedores de sua distribuidora de cosméticos se tornem mais conhecidos e adquiram mais contatos, aumentando assim o networking da sua empresa por via indireta.
Com mais conhecimentos e contatos, os vendedores terão mais oportunidades para trazer negócios para a empresa. Ver o aquecimento do mercado e as oportunidades que existem de fazer negócios aumentam o nível de comprometimento do seu funcionário.
Pesquisas de mercado
Toda distribuidora de cosméticos que trabalha em um mercado de alta competitividade precisa do maior número de informações disponíveis para poder trabalhar com mais precisão e eficiência e, dessa forma, se manter competitiva.
Para isso, é primordial que a empresa realize pesquisas de mercado bem orientadas e executadas. Descobrir informações como tendências de mercado, tecnologias novas, aumentos de demandas, perfil do público-alvo e outros conceitos são muito importantes para as estratégias de marketing das empresas – e também para as estratégias de vendas! Com essas informações nas mãos, os vendedores terão mais munição na hora de traçarem suas estratégias. Quanto mais informação, maior a possibilidade de vender.
Desafios internos
Não adianta muito entregar várias ferramentas e muitas informações para os vendedores da sua distribuidora de cosméticos, se você não souber dar uma boa motivação para que eles usem todos esses recursos ao máximo na sua rotina de trabalho. Por isso, promova desafios e recompense seus vendedores. Ofereça bônus por desempenho, incentivos e reconhecimento.
Capacitar uma equipe de vendas é oferecer conteúdo, informação, treinamento e também oportunidade de crescimento. Mostre para sua equipe que não “dá para ficar parado” que todo mundo precisa vender cada vez mais e melhor para poder crescer.
Como você mantem os vendedores da sua distribuidora de cosméticos sempre atualizados? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!