Graças às inovações e novas estratégias de mercado, é possível ter muito sucesso como uma distribuidora de cosméticos profissionais. Isso é uma consequência do cuidado que vai desde a qualidade dos produtos, até a distribuição efetiva para os clientes. Por isso, sempre pensar em formas de melhorar a logística da distribuição de cosméticos é uma atenção que todos do ramo devem ter. Neste artigo, vamos tratar de dicas valiosas para você ter ainda mais qualidade na gestão logística de seus produtos. Confira logo abaixo!
Terceirização ou entrega própria?
Talvez essa seja uma das maiores questões para uma distribuidora de cosméticos profissionais. Afinal, todos começamos pequenos mas, com o crescimento do estoque e dos pedidos, como é possível administrar tudo sem perder qualidade? Talvez esse seja um bom momento de pensar na terceirização.
Várias transportadoras vêm se especializando em locomoção de cosméticos. Isso porque o a condicionamento, trepidação, temperatura, entre outros fatores afetam diretamente a qualidade do produto. Portanto, procurar um serviço especializado pode economizar muita dor de cabeça, tempo e dinheiro.
Além disso, ter o seu produto para cabelos na prateleira daquele salão badalado no dia certo, é imprescindível. Uma empresa terceirizada terá de dar conta disso. Caso você tenha de arcar com esse trabalho, ainda será preciso dispender tempo e investimento em carro, manutenção e outros cuidados relacionados com a distribuição. Essas situações são fáceis de administrar quando se tem pouca demanda, mas quando se começa a crescer enquanto distribuidora de cosméticos profissionais, pode ser mais complicado.
Por isso, se for o adequado para sua empresa, pesquise sobre empresas transportadoras especializadas em cosméticos e saber o quanto pode ser evitado de dor de cabeça para a sua empresa.
Armazenamento adequado e logística reversa
Quando se é uma Distribuidora de produtos profissionais, lida-se com grandes quantidades e também com produtos que precisam de armazenamentos diferenciados, por conta dos cuidados na sua preservação. Há também como terceirizar toda essa parte, mas seja como for, é preciso acompanhar bem de perto todo o cuidado dispensado com os cosméticos. Outra questão a ser considerada é a logística reversa, para dar conta da captação de resíduos produzidos pelos clientes.
A nossa área de higiene e beleza tem embalagens que requerem certos cuidados. Estar a par desses procedimentos e envolver os clientes em campanhas para reciclagem das embalagens pode tornar essa ação mais econômica e, inclusive, uma estratégia de marketing pós-venda.
Para tanto, estar com o setor de logística bem organizado é ponto importante. Seja terceirizado ou próprio, o departamento de transporte de produtos de sua distribuidora de cosméticos profissionais deverá ter um planejamento adequado, para controlar as entregas e recolhimentos. Como vantagem, é possível estabelecer parcerias, seja com instituições governamentais ou não governamentais, para promover a sustentabilidade em sua empresa. E isso é mais uma forma de aprimorar seus procedimentos em logística.
Gestão estratégica de logística
Pois aqui estamos! Você já é um sucesso nas vendas dos melhores produtos de beleza e cada vez mais salões e lojas estão interessados na sua distribuição de cosméticos profissionais. Você começa a receber encomendas, inclusive, via online. Para manter esse sucesso é preciso, cada vez mais, se voltar para a gestão estratégica da logística da sua empresa.
A busca pela melhor performance envolve a logística, principalmente ao falarmos sobre a rentabilidade. É preciso ter o maior número de entregas em pouco tempo e, acima de tudo, sem perdas. Por isso, é preciso ter foco em algumas fases para esse processo dar certo:
Planejamento
Tenha em mente o cronograma de entregas, os custos e todos os procedimentos necessários para cumprir as metas.
Organização
Cumpra o planejamento, por meio da delegação de tarefas ou terceirização dos serviços.
Controle
Tenha relatórios contínuos, tanto da rede de logística para as entregas quanto do setor de pós-venda para saber se tudo está sendo realizado de acordo com o planejado.
Ao atingir a qualidade nos três itens acima, é possível aumentar a lucratividade e eficiência do seu negócio de distribuição de cosméticos profissionais.
Boas vendas, qualidade no fluxo logístico e sustentabilidade
Podemos fazer uma espécie de resumo com os itens vendas, logística e sustentabilidade. Baseando-se nesse tripé, a distribuição de cosméticos se torna autossustentável, além de promover a qualidade do produto (melhorando as vendas) e do meio ambiente. A consciência de todos os envolvidos na qualidade é que torna essa base cada vez mais sólida, capaz de dar conta do transporte dos cosméticos na medida certa para atender seus clientes de forma cada vez mais eficiente.
E então? Como você administra a logística de sua distribuidora de cosméticos profissionais? Gostaria de compartilhar suas experiências com a gente? Use o espaço para comentários e interaja conosco!