Se existe um setor que vem superando a crise como nenhum outro é o mercado de cosméticos. Mesmo com todas as dificuldades da economia brasileira, o país ainda se encontra entre os principais consumidores do ramo no ranking mundial. Atrás de poucos países, como a China e os Estados Unidos.
Se você planeja investir no mundo dos cosméticos, este post é uma importante leitura. Entenda melhor um dos segmentos mais fortes da economia atual!
Quem é esse consumidor?
Os gastos com o mercado de beleza continuam altos, o que indica que o mercado está em expansão. E isso, mesmo com a crise.
Os consumidores, em especial as mulheres, não deixam de comprar os produtos, ainda que precisem trocar uma marca tradicional por outra de preços mais populares. É o chamado “efeito batom”.
Novos impostos foram implementados na indústria no ano de 2017, mas nem isso ou a alta do dólar pareceu afetar o setor. De acordo com matéria para a revista Exame, o brasileiro parece preferir cortar gastos com lazer ao invés de realizar cortes nos gastos com os itens de beleza.
Com os produtos sendo alcançados pelas novas tecnologias, os resultados são melhores, o que agrada mesmo aqueles consumidores com expectativas mais altas em relação à qualidade. Não somente as mulheres da classe A e B, mas também o público com menor poder aquisitivo se encontra mais vaidoso e preocupado com a autoestima e o bem-estar.
Por que investir em cosméticos?
Atualmente o mercado de cosméticos se mostra o quarto maior do mundo, segundo pesquisa da ABIHPEC, com boa projeção de crescimento para o ano que vem, visando retomar a terceira posição no ranking. Os números indicam que provavelmente os brasileiros voltem a tomar a frente dos japoneses no consumo de cosméticos.
Para quem deseja investir, o setor é uma ótima escolha. O investimento nos produtos costuma ser baixo. O retorno, em contrapartida, é alto. A diversidade dos produtos é grande, assim como a possibilidade de segmentação de público.
Ainda que as linhas de produtos sejam diversificadas, é possível investir em itens que atendem a necessidades específicas e são bastante lucrativos. Dificilmente no mercado de cosméticos a compra acontece por oportunidade: o consumidor sabe o que deseja comprar.
A internet está a favor do mercado de cosméticos?
Sim, a internet é uma ótima oportunidade de canal para a divulgação de novos produtos, seja através de blogs específicos de beleza ou mesmo das redes sociais. Investir em marketing digital fará a diferença na hora de atingir o consumidor de uma maneira mais personalizada.
Além disso, é possível expandir as vendas com a ajuda de uma loja virtual, considerando que as vendas pela internet estão também em constante crescimento. O valor agregado é alto. A busca por itens específicos e que não são facilmente encontrados nas lojas físicas traz o diferencial.
Ainda existe a incrível vantagem de o envio ser facilitado, pois o peso e o volume dos produtos é bastante compacto.
Se você deseja empreender no mercado de cosméticos, essa é a sua hora. Se você apostar em um bom planejamento e fizer o investimento adequado, a perspectiva de crescimento será bem grande!
O que achou deste post? Deixe aqui o seu comentário!