Em busca de um modelo de negócio rentável, que oferece ótimas chances de lucro e que te ajuda a conquistar a independência financeira? Então, abrir uma distribuidora pode ser a melhor pedida.
Contudo, não há só um caminho para seguir nesse sentido. Dependendo do ramo de atuação, há várias possibilidades de empreendimento. Portanto, reconhecer os tipos de distribuidoras é fundamental para saber qual é a melhor opção para investir.
Para conhecer mais, veja 4 ótimas opções às quais recorrer.
1. A de cosméticos está entre os melhores tipos de distribuidoras
Quando se fala em abrir uma distribuidora, uma das possibilidades mais destacáveis é a de cosméticos e isso se dá por diversos motivos.
O primeiro é que é possível seguir por vários ramos. Você pode se focar, por exemplo, em vender produtos capilares para salões de beleza. Assim, você conseguirá formar parcerias específicas com negócios de sucesso.
Também é possível abrir uma de maquiagem ou outros cosméticos, atuar para o cliente final e/ou para outras empresas e muito mais.
Além disso, o mercado de beleza é um dos maiores no Brasil e cresce mesmo na crise graças ao chamado “efeito batom”. Com isso, há maior segurança de que o seu empreendimento será bem-sucedido e robusto ao longo de várias condições.
2. A de bebidas traz diversas possibilidades
Outro entre os tipos de distribuidoras é o de bebidas. Nesse caso, o negócio fica responsável por fazer a entrega ou apenas por disponibilizar os mais diferentes tipos.
Há distribuidoras de água e refrigerante, enquanto outras também se focam em fazer a venda de bebidas alcoólicas.
O modelo de compra varia, indo desde o tradicional até a consignação. Nesse caso, os clientes podem devolver o que não for consumido, recebendo parte do dinheiro de volta.
3. A de medicamentos faz a ponte com os laboratórios
Você sabia que, nem sempre, as farmácias entram em contato com os laboratórios? Na verdade, seria inviável abastecer o estoque com dezenas de laboratórios diferentes e, por isso, a maioria dos estabelecimentos recorre a uma distribuidora de medicamentos.
Esse empreendimento forma uma ponte entre quem produz (os laboratórios) e quem disponibiliza para a venda (as farmácias).
As drogarias fazem os pedidos e, então, a distribuidora repassa o preço e faz a entrega, conforme a necessidade do empreendimento solicitante.
Essa é uma opção com bastante mercado, mas que encara o empecilho de ter muitas normas regulamentadoras e um processo relativamente burocrático.
4. A de autopeças atua em um nicho específico
Já se estiver buscando uma opção voltada para o mercado automobilístico, uma possibilidade consiste em investir na distribuição de autopeças.
Funciona de uma maneira simples: os clientes ou oficinas solicitam peças específicas de modelos de veículos. Com isso, cria-se uma ligação entre os fabricantes e os usuários dos elementos.
Esse modelo é uma opção de nicho, que atrai pessoas qualificadas para a compra. Porém, tem duas desvantagens: o grande efeito que sofre quando o mercado automobilístico entra em queda e a necessidade de ter um mix de produtos muito extenso.
Conhecendo esses tipos de distribuidoras, é possível investir em ramos promissores e que ajudam na conquista do sucesso. Dentre as opções, a do ramo de cosméticos se destaca por seu ótimo desempenho, mesmo na crise.
Para você, qual é a melhor opção? Comente e participe do debate!