Treinar bem os vendedores da sua distribuidora de produtos capilares pode parecer um caminho ligeiramente nebuloso e cheio de armadilhas, mas, é essencial para o sucesso do seu empreendimento. Por isso, selecionamos seis dicas impactantes que vão levar a efetividade dos seus treinamentos de venda às alturas!
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Ofereça oportunidade de contínuo de técnicas de venda
Uma das melhores dicas para treinar bem os vendedores da sua distribuidora de produtos capilares é o estudo contínuo de técnicas de venda. Você sabia que cerca de 85 a 90% dos treinamentos de venda ministrados para seus funcionários perde o impacto depois de três meses, segundo pesquisa do ES Research Group?
Na maioria das vezes, isso acontece por falta de planejamento do treinamento e também por causa da técnica utilizada em si (falaremos sobre ambos os problemas mais adiante), mas também pela falta de atualização do conhecimento ministrado. Portanto, mantenha o estudo dos seus vendedores em estado contínuo e automático, assim, eles sempre estarão atualizados.
Garanta conhecimento aprofundado dos itens disponíveis na sua distribuidora de produtos capilares
Um bom vendedor tem que conhecer os produtos disponíveis em sua loja cabo à rabo. Ele precisa dominar todas as particularidades do seu produto e tirar todas as dúvidas que qualquer cliente possa ter. Em caso de produtos capilares, as dúvidas mais frequentes são as seguintes:
- Fórmula do produto;
- Aplicações possíveis;
- Preço da concorrência;
- Rendimento do produto;
- Pesquisa e desenvolvimento da fórmula.
Enfim, o vendedor precisa estar pronto para responder todas as dúvidas de cara e não hesitar em nenhum momento.
Conquiste seus vendedores
Uma dica de ouro para aumentar a efetividade dos seus vendedores na distribuidora de produtos capilares é: conquiste-os. Os funcionários irão aprender mais e se esforçar dobrado se for por uma causa ou empresa, na qual, acreditam.
Se os vendedores se sentirem valorizados dentro da sua distribuidora de produtos capilares, não há dúvida de que eles se esforçarão ao máximo para render o esperado no setor de vendas.
Alinhe o treinamento com os resultados esperados
Antes de começar o treinamento é preciso entender qual a deficiência e qual o objetivo desse treinamento. É muito comum empresas procurarem treinamento para seus vendedores quando eles já possuem todo o conhecimento, não falta motivação; muitas vezes é o contrário, os vendedores estão motivados, mas não sabem como negociar.
Por isso, é preciso alinhar o treinamento com os resultados pretendidos. Avalie seus vendedores, qual o nível de conhecimento deles, seus problemas e então direcione o treinamento para a área correta.
Faça avaliação constante
Para um treinamento ser efetivo ele necessita de avaliação constante. Sem isso, é muito complicado medir o impacto desse treinamento, sua duração e os benefícios alcançados. Assim, faça uma avaliação contínua e constante do desempenho dos seus funcionários para poder saber exatamente onde eles estão errando, se o treinamento está sendo efetivo, se o aprendizado foi incorporado com sucesso. Acompanhe, avalie e corrija para sempre evoluir!
Treinamento além da teoria
Muitas empresas treinam seus vendedores com grossas cartilhas teóricas cheias de conceitos que, honestamente, acabam não sendo absorvidos pelos seus funcionários. O ser humano é uma criatura com grande capacidade de aprendizado, mas, tem seu aprendizado facilitado quando faz as coisas na prática.
Não fique sem proporcionar o treinamento teórico para seus vendedores da distribuidora de produtos capilares, mas coloque-os no campo para treinar o mais rápido possível. Faça simulações e até mesmo teste-os com os clientes para dar experiência e ajudá-los a assimilar melhor o conteúdo teórico.
Ponha nossas dicas em prática na hora de treinar os vendedores da sua distribuidora de produtos capilares e venha nos dizer se os resultados obtidos foram satisfatórios ou não.