Avaliar de antemão se um negócio tem potencial de ser lucrativo é indispensável para que você não termine fazendo um investimento que não te dará o retorno esperado. Entretanto, essa análise precisa ser feita de maneira objetiva, já que nem sempre uma boa ideia significa uma ideia lucrativa.
Se feita da maneira correta, essa avaliação traz mais segurança para as suas decisões e permite que você acerte em cheio da hora de abrir o seu negócio. Por isso, confira a seguir como saber se o seu negócio tem potencial para ser lucrativo.
Conheça o histórico do mercado
Poucas coisas são tão efetivas para te mostrar se um negócio tem potencial quanto o histórico de mercado. Ao fazer uma avaliação do mercado em geral, você vai ter uma ideia de como outros empreendimentos parecidos com o seu se saem e, portanto, quais são as chances de você terminar lucrando.
Um setor que esteja aquecido pode ser uma opção vantajosa, mas um setor que esteja constantemente com bons resultados é ainda melhor. O ramo da beleza, por exemplo, experimentou até 2015 uma sequência de 23 anos de crescimento. Com isso, embora o mercado tenha apresentado queda no período, o histórico tende a pesar mais do que a situação atual.
Pense em quanto será necessário investir
Dentro de um mesmo nicho de mercado existem diferentes possibilidades. No mercado da beleza, por exemplo, você pode tanto investir em abrir um salão de beleza quanto uma distribuidora de cosméticos. Como possuem atuações diferentes, esses dois empreendimentos também possuem necessidades de investimentos diferentes.
Enquanto um salão exige que você tenha estrutura, profissionais capacitados, produtos e tratamentos especializados, uma distribuidora possui uma estrutura bem mais enxuta e mais barata. Assim, de acordo com quanto você tiver disponível e com quanto o empreendimento oferecer de retorno, uma opção será mais lucrativa do que a outra.
Avalie a concorrência
Um fator que afeta diretamente se seu negócio tem potencial é a concorrência: se o mercado for muito concorrido, maior será a necessidade de que você se diferencie. Se você não acompanhar essa necessidade, perderá clientes para os concorrentes e, portanto, terá sua lucratividade afetada.
É por isso que muitos negócios não oferecem a lucratividade esperada ainda que sejam virtualmente vantajosos. Com a concorrência roubando clientes e desfazendo oportunidades de negócio, a lucratividade tende a diminuir.
Seu negócio tem potencial se for atrativo
Certo empreendimento pode não ter qualquer concorrência e não ser lucrativo, enquanto outro negócio pode ter uma concorrência elevada e, ainda assim, ser muito lucrativo. Por que isso acontece? Simples: pela atratividade do negócio.
A atratividade do seu negócio diz respeito à capacidade que ele possui de chamar a atenção dos clientes e de potencialmente converter as vendas. Sem essa característica, seu negócio não vende e, portanto, não lucra.
Com isso, avaliar se seu negócio tem potencial significa considerar o que ele tem de diferente, o que faz com que ele chame a atenção e, principalmente, se ele está de acordo com o que os clientes em potencial precisam. Para salões de beleza, uma distribuidora de produtos capilares é mais atrativa, por exemplo, mas o mesmo não acontece para lojas de esmaltes. Assim, quanto mais alinhado com os clientes seu negócio estiver, maior a atratividade e, portanto, a lucratividade.
Saber se um negócio tem potencial para ser lucrativo exige que você conheça o mercado, a necessidade de investimento e também a concorrência. A atratividade do negócio também desempenha papéis que não podem ser ignorados e que dizem se o negócio tem ou não chances de fornecer bons resultados financeiros.
Tem dúvidas sobre como fazer essa avaliação? Conte para a gente nos comentários.