Abrir um negócio é o sonho de muitas pessoas que desejam conquistar mais autonomia sobre a própria vida profissional e financeira. O negócio próprio oferece uma série de vantagens e benefícios, afinal, você será o grande tomador de decisões. No entanto, optar por esse caminho apresenta também muitos desafios e dificuldades que podem virar problemas se não forem estudados e pensados de maneira cautelosa.
Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os principais problemas ao abrir um negócio e quais ações você deve tomar para evitar que eles estraguem essa jornada empreendedora.
Mantenha todos no mesmo barco para não afundar
Um aspecto importante e que muitas vezes é esquecido pelos manuais de empreendedorismo e administração diz respeito ao campo dos relacionamentos interpessoais envolvidos na hora de abrir um negócio e que pode causar muitos problemas no decorrer do desenvolvimento da empresa. Por isso, é essencial conversar com todas as pessoas de sua convivência próxima, explicar seus planos e prepará-las para esse momento que exigirá bastante de você.
O apoio e compreensão dos familiares, amigos e colegas faz diferença na performance que você desempenhará na hora de abrir um negócio. Além disso, se houverem sócios e uma equipe de funcionários, todos precisam estar alinhados e mantendo um relacionamento saudável com uma comunicação clara e coerente.
Falta de planejamento é sinônimo de falta de sucesso
O planejamento é um passo indispensável na hora de abrir um negócio, por isso, fala-se tanto dele. Imagine entrar em um local que você nunca esteve antes e tentar achar a saída estando vendado. Grandes chances de você se perder, se machucar e nunca sair, certo? É exatamente assim que a falta de planejamento deixa sua empresa: cega e perdida no mercado.
A maioria dos problemas que as pessoas enfrentam quando decidem abrir um negócio acontecem em decorrência da falta de planejamento, afinal, um planejamento bem feito considera todos os aspectos do macro e microambiente que envolvem a empresa e capacitam os sócios a preverem e anteciparem situações, tirando o melhor delas.
Não reconhecer as oportunidades na hora de abrir um negócio
Por fim, o terceiro problema que vamos citar no artigo de hoje diz respeito ao fato de muitas pessoas ignorarem oportunidades reais que o mercado indica na hora de abrir um negócio, às vezes insistindo em ideias que não encontram respaldo no mercado (seja o momento, seja o local, seja a economia etc.). É preciso interpretar o que as vontades dos consumidores dizem, por meio dos indicadores que o mercado oferece e reconhecer as oportunidades a partir dessas informações.
No Brasil, por exemplo, o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos não para de crescer, com números promissores para os próximos anos e um público consumidor cada vez mais consolidado — fator que tem se mostrado independente da situação econômica do país e das famílias. Por isso, é preciso atuar com base na realidade a fim de evitar problemas e dificuldades na hora de abrir um negócio.
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