Um dos passos para se manter ativo e influente no mercado de produtos capilares é aumentando o seu networking. Muitos iniciantes neste mercado, que ainda não conhecem as dinâmicas da área, não sabem muito bem como fazer isso e acabam perdidos. Sem um bom trabalho de networking, suas vendas, aquisições e parcerias podem ficar totalmente comprometidas.
Aprenda como fazer networking no mercado de produtos capilares com estes 5 passos simples e expanda sua rede de contatos profissionais:
1. Se informe sobre o mercado de produtos capilares
Antes de se lançar em busca dos contatos no mercado de produtos capilares, estude! Acompanhe detalhes de tendências, produtos mais utilizados, como as dinâmicas de mercado tem funcionado, se as vendas tem crescido ou diminuído tanto no país quanto fora dele, como tem funcionado a questão dos influenciadores da marca ou não, etc. Faça o dever de casa e saiba de cada detalhe. Lembre-se que para estabelecer conversas sobre o ramo e fazer contatos sólidos, você deve se mostrar minimamente informado sobre o mercado no qual quer investir.
2. Treine o famoso “elevator pitch”
O “elevator pitch” é uma famosa técnica para você treinar como seduzir as pessoas sobre seu negócio rapidamente. A essência é o seguinte: se você entrasse em um elevador com um empresário de sucesso e tivesse o tempo até ele sair para convencê-lo sobre o seu negócio. Então você precisa de algo rápido e eficiente, claro e objetivo para explicar para as pessoas sobre seu negócio. Isto é o “elevator pitch”. É bom que isso seja treinado para você convencer seus futuros parceiros do mercado de produtos capilares.
3. Conheça influenciadores
Algo importante que tem surgido no mercado são os famosos influenciadores. Na verdade eles sempre existiram, mas com a Internet, tem se proliferado velozmente. Os influenciadores são aqueles que possuem potencial para envolver pessoas e influenciá-las a consumir determinada marca. Elas conhecem seu cliente, sabem a linguagem deles, sabe como afetá-los e possui uma relação de proximidade muito maior com eles do que a sua marca possui. Por isto uma boa conversa com eles pode ser de grande ajuda.
4. Vá a feiras especializadas
Como o mercado de produtos capilares está inserido na grande área dos cosméticos, não é difícil encontrar eventos especializados para conhecer fornecedores, possíveis parceiros e até mesmo observar concorrentes. Nestes lugares converse sobre a área, utilize as informações aprendidas no item 1 e coloque em prática o que treinou no item 2. São nestes lugares que você terá maior potencial para conquistar novos contatos.
5. Mantenha os contatos
Além de conquistar mais pessoas para seu networking, é preciso que você nutra esses contatos constantemente. Ligue, marque um almoço, mande um e-mail, seja lembrado. É preciso que esta rede de contatos esteja sempre atualizada e sempre próxima de você. Caso contrário, será apenas mais um contato esporádico que não agregará valor para a sua rede.
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