O mercado de produtos capilares atualmente se encontra bem concorrido. Isto porque por ser um negócio voltado para mulheres e de boa rentabilidade, há uma tendência que diversos empreendedores se voltem para este mercado, com o risco de saturação local, o que pode acabar “matando” os empreendedores mais desavisados deste mercado. Porém, aqueles que forem mais espertos poderão se ver a frente dos concorrentes e conseguirem um espaço neste mercado competitivo, e mais – fazer sucesso e deixar os demais para trás.
Para ajudar você, vamos dar quatro dicas matadoras para driblar a concorrência no mercado de produtos capilares. Confira:
1. Aprenda o que seus concorrentes estão fazendo no mercado de produtos capilares
Uma primeira forma é observar o que os seus concorrentes do mercado de produtos capilares estão fazendo. O que eles fazem de bom, o que deixam brechas, o que pode melhorar, etc. Observando isto você poderá aprender com acertos e erros deles. Não se limite apenas a sua região, ou seja, aos seus concorrentes diretos.
Procure cases de sucesso, veja o que os melhores fizeram, como fizeram, confira os erros que até mesmo as grandes empresas cometeram e veja como você pode adaptar para o seu negócio.
2. Aprenda coisas novas fora da área de produtos capilares
Até mesmo quem não é do mercado de produtos capilares pode mostrar a você alguma forma de melhorar o seu negócio e sair na frente dos clientes. Por exemplo, veja as ações promocionais que outras empresas do ramo de cosméticos, mas que não sejam da área capilar realizam: analise os cases, veja como funciona o plano de negócios deles, quais valores eles passam para o cliente, etc. Pense e adapte isso para o seu negócio e veja-o prosperar.
3. Invista em inovação
Procure fazer coisas diferentes do que o mercado de produtos capilares da região apresenta para os clientes. A personalização é a alma dos negócios atuais. Pense em como oferecer uma experiência diferenciada para o usuário: entrega delivery de produtos, dicas de beleza na loja, atendimento diferenciado, produtos diferentes, marketing diferenciado, expressão de valor que concilie com as ideias do seu público-alvo, entre diversas outras são informações importantes para que você possa potencializar as vendas e a imagem do seu negócio.
4. Faça parcerias com influenciadores
Outra forma de promover a sua loja na frente dos seus concorrentes é fazer parceria com influenciadores da região. Quer ver como isso pode ser bem vantajoso? Por exemplo, blogueiras influentes da região podem ser boas parcerias para seu negócio. A divulgação feita por elas possui bastante credibilidade perante o público dos blogs delas, o que pode trazer uma gama de potenciais clientes que irão se interessar pelos produtos indicados por estas influenciadoras, além de geração de valor sobre seu produto.
Pesquise, identifique quem são essas pessoas influentes no mercado de produtos capilares da região, acordem parcerias e faça com que seu negócio apareça para as pessoas certas nos portais certos.
Veja outros motivos para analisar seus concorrentes na hora de traçar a estratégia do seu negócio. Ficou alguma dúvida sobre o tema? Deixe nos comentários e responderemos a você.