Enquanto o Brasil inteiro está em crise, os negócios relacionados a beleza e estética estão trilhando um caminho contrário a essa situação e apresentam um crescimento de 7,2% no faturamento do ano de 2015.
Este dado nos traz duas situações: a primeira, é que o setor de beleza é muito promissor e rentável, sendo umas das principais escolhas para quem deseja começar a empreender. A segunda, é que cada vez mais novos centros de beleza estão sendo inaugurados, e para conseguir sobreviver em meio a competição, é necessário criar diferenciais competitivos e inovar no setor de beleza.
Mas afinal, o que é inovar?
Podemos entender como inovação tudo aquilo que é criado com o intuito de gerar benefícios para a empresa, seja no âmbito financeiro e/ou imagem percebida perante o público. As inovações são responsáveis por diferenciar o seu negócio e colocá-lo um passo à frente da concorrência, além de garantir que a sua empresa não pare de crescer por conta da acomodação ou mesmo de um momento mais delicado do mercado.
Como dissemos, em um área que cada vez mais cresce e apresenta novos empreendimentos, inovar no setor de beleza não é apenas um diferencial, mas também uma atitude indispensável para garantir a sobrevivência e sustentabilidade da sua empresa no mercado.
Tendo em mente esta importância, nós separamos para você cinco ótimas dicas para começar a inovar hoje mesmo. Continue a leitura e descubra como montar um empreendimento inovador.
Converse com seu público e crie algo novo
O principal passo para inovar é conhecer o seu público. Estude o seu público e identifique oportunidades de negócios e diferenciação. Para isto, pesquisas de campo com rápidos questionários ou então conversas um pouco mais aprofundadas podem ser bastante eficazes. Na maioria das vezes, o cliente tem em mente qual é o serviço que ele sente falta no mercado, e descobrindo isso, você consegue inovar no setor de beleza
Programas de fidelização
Se a sua empresa compete com várias outras, crie um motivo para que o público opte pela sua em vez da concorrente. Para isso, nada melhor do que criar programas de fidelização. Esta atitude pode ser realizada simplesmente pelo oferecimento de desconto ou benefícios ao cliente após um número determinado de serviços já adquiridos por ele, ou até mesmo em ações mais complexas, como a criação de clubes e ações promocionais específicas aos clientes de longa data.
Apostar no público masculino é uma ótima forma de inovar no setor de beleza
Com o passar do tempo, o preconceito perdeu as forças e hoje cada vez mais homens buscam os centros de beleza. Por isso, é mais do que importante atender e oferecer diferenciais para este público que costuma consumir bastante neste sentido. Inove no seu salão ou centro de estética com serviços e pacotes exclusivos para homens e conquiste a participação cativa desse nicho do mercado.
Oferte de maneira mais atrativa
Um serviço ou produto analisado isoladamente pelo público pode parecer caro ou dispensável. Entretanto, esta visão pode ser transformada com a simples atitude de mudar a maneira como ele entende a oferta. Em outras palavras, crie pacotes para oferecer seu produto ao mercado.
Observe tendências
Alguns acontecimentos ao redor do mundo podem oferecer tendências que geram oportunidades de negócio para seu empreendimento. Uma ótima atitude com relação a isto é ficar antenado nos principais eventos de moda e beleza do mundo, e então começar a ofertar em sua empresa aquele penteado que mais chamou a atenção. Inovar no setor de beleza neste sentido é indispensável.
Tem mais alguma dúvida ou sugestão de como inovar no setor de beleza? Comente e interaja com a gente.
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