Errar nos cuidados com o estoque pode custar caro para o negócio. Como o estoque é um dinheiro imobilizado, ainda que temporariamente, descuidar dessa parte pode ter impactos na lucratividade e na rentabilidade.
Para que isso não aconteça com o seu negócio de produtos para o cabelo, algumas práticas devem ser observadas. Por isso, veja a seguir como fazer a gestão de estoque de distribuidoras de produtos capilares.
Faça uma previsão de vendas
O tamanho do estoque está diretamente relacionado à quantidade de vendas. Um período de elevada demanda exige um estoque mais completo, enquanto a baixa procura leva à necessidade de baixo estoque.
Para evitar o dimensionamento incorreto do estoque, para mais ou para menos, o ideal é fazer uma previsão de vendas. Baseando-se nela, realize a compra das quantidades adequadas de produtos. Com o tamanho certo, fica mais fácil gerenciar o estoque.
Garanta a organização do estoque e dos seus registros
Tudo aquilo que entrar no estoque deve ser registrado, assim como tudo aquilo que sair dele. Fazer esse acompanhamento de maneira contínua evita que você tome decisões baseando-se em dados defasados ou que não correspondam à realidade atual do estoque.
Também é fundamental garantir que o estoque fique organizado, fisicamente falando. Se houver coerência em armazenar tintas, produtos para finalização e de alisamento em lugares específicos, é mais fácil encontrar cada item.
Faça inventário de maneira frequente
Por falar em registro, é relevante que a gestão de estoque de distribuidoras de produtos capilares realize inventários de maneira periódica. Esses documentos são a forma mais adequada de avaliar com precisão o tamanho do estoque, permitindo uma tomada de decisão adequada.
Além disso, os inventários também ajudam a manter o controle sobre os itens, evitando que algum lote de produtos capilares seja desviado, por exemplo.
Dê atenção às datas de entrada e de saída
Por mais que produtos capilares não sejam exatamente perecíveis, eles também possuem prazo de validade na maioria dos casos. Alguns deles, inclusive, têm um prazo de vida menor do ponto de vista do mercado, já que servem para atender a uma tendência específica e momentânea.
Devido a esse fato é muito importante dar o máximo de atenção às datas de entrada e de saída do estoque. Se o produto está há muito tempo no estoque então é sinal que ou ele tem pouca saída ou produtos que chegaram depois estão saindo na frente. Para evitar essa situação, o melhor é garantir que produtos mais antigos saiam primeiro.
No caso da sazonalidade, entretanto, é importante garantir que os produtos saiam conforme cheguem ao estoque.
Use ferramentas para gestão de estoque de distribuidoras de produtos capilares
Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada na gestão de estoque de distribuidoras de produtos capilares. Com o uso de sistemas específicos de gestão, é mais fácil realizar registros de estoque, acompanhar seus resultados, gerar gráficos e assim por diante.
Além de centralizar as informações, automatiza processos e torna tudo mais conveniente. Por isso, vale a pena considerar usar ferramentas do tipo para conseguir um controle e um gerenciamento mais adequados.
Para fazer a gestão de estoque de distribuidoras de produtos capilares é preciso investir em adquirir, analisar e acompanhar informações referentes ao estoque. Com isso, você assegura que sua distribuidora esteja sempre abastecida, lucrativa e competitiva.
Nos comentários, conte se você tem alguma dificuldade extra com essa gestão. Compartilhe sua experiência!