O faturamento de um negócio não é a métrica que indica o sucesso dele, mas é uma das que entram no cálculo da lucratividade. Por isso, é de extrema importância que toda distribuidora de cosméticos profissionais trabalhe fortemente as suas vendas, tanto para clientes atuais quanto para novos, a fim de obter um faturamento sempre ascendente.
Pensando nisso, selecionamos 3 dicas para que você consiga ampliar o faturamento de sua distribuidora e, assim, obtenha resultados mais expressivos em sua lucratividade. Confira:
1. Desenvolva uma estratégia de vendas com metas e processos bem definidos para alcançá-las
O caminho tradicional para aumentar o faturamento de qualquer negócio é focar nas vendas: quanto mais clientes, maior será o volume de pedidos e consequentemente o faturamento de sua distribuidora de cosméticos. Contudo, adquirir novos clientes gera custo – e algumas vezes bastante alto.
Para tentar minimizar os custos, mas manter um faturamento crescente contínuo, o recomendado é que a sua empresa tenha metas bem definidas e difundidas entre seus vendedores. Ou seja, com base no histórico de vendas e no comportamento de compra de seu público (que deve ser avaliado por meio dos relatórios de controle de sua empresa, bem como do entendimento sobre sua cartela de clientes), estipule as metas mensais, trimestrais, semestrais e anuais para fazer com que a sua distribuidora alcance números mais ambiciosos.
Tendo definida a primeira parte (metas), você deve focar na construção de processos que viabilizem a conquista delas. Isso significa desenvolver um discurso único aos vendedores, uma forma de abordagem, argumentos e estratégias. A dica aqui é usar como parâmetro para esta construção os “cases de sucesso” em vendas de sua distribuidora. Avalie quem são os melhores vendedores, verifique o que eles fazem de diferente para os resultados e multiplique este conhecimento por meio de um processo padronizado garantindo o crescimento do faturamento. Invista também no conhecimento técnico dos produtos para seus vendedores – quanto mais eles conhecerem aquilo que tem em mãos, maior capacidade eles terão de vender esse material.
2. Atente-se aos atuais clientes de sua distribuidora de cosméticos profissionais para aumentar o faturamento
Para reduzir o custo de aquisição de clientes sem impactar negativamente no faturamento, o segredo é dar atenção à sua clientela atual com estratégias de relacionamento com o cliente. Isso ajudará a construir uma parceria contínua fidelizando-os nas compras junto à sua distribuidora de cosméticos profissionais.
O motivo é simples: por já conhecerem a qualidade do trabalho de sua empresa e dos produtos que vende, o tempo de atendimento, esclarecimento de dúvidas e argumentação é reduzido – e como todo mundo sabe, tempo é dinheiro. Neste caso, o tempo que sobra em uma venda pode ser redirecionado para abordar novos potenciais compradores.
Aqui vale enfatizar a necessidade de construir estratégias que propiciem os pedidos recorrentes e o aumento deles em volume (não apenas de novas recorrências, mas do pedido que cada cliente costuma fazer). Você pode considerar promoções para incentivar levar outros produtos, um desconto maior para quantidades acima do volume padrão de pedidos ou até mesmo uma melhor condição de parcelamento. Tudo dependerá do objetivo definido.
3. Automatize processos manuais
A tecnologia se propões a resolver problemas. Para os negócios de distribuição de cosméticos, é possível contar com software para controle de pedidos e gestão de distribuição logística – além de todo o apoio financeiro que cerca o processo.
Muitos empreendedores consideram o investimento elevado e, por isso, optam por manter controles e processos mais suscetíveis a falhas ao serem feitos de forma manual. O equívoco, porém, não se restringe apenas aos problemas que podem ocorrer, mas também pelo tempo despendido neta gestão – que poderia ser redirecionada para captação de novos clientes, relacionamento com os atuais ou mesmo na solicitação de novos pedidos.
Esta automatização também reduzirá custos com mão de obra, já que parte do trabalho passa as ser feito pelo software. Com isso você terá mais tempo, recursos financeiros e humanos disponíveis para crescer o faturamento de seu negócio de distribuição de cosméticos profissionais.
E você, o que faz para ampliar o faturamento de sua distribuidora de cosméticos? Já aplica alguma destas dicas ou possui outra para complementar a nossa lista? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário!