Em tempos de crise financeira, como a que o Brasil atravessa em 2015, é importante saber como manter o fluxo de caixa da sua empresa positivo. Uma estratégia adotada nessas ocasiões é a de aumentar os preços dos produtos. Porém, como é possível aplicar esta estratégia sem correr o risco de perder clientes durante o processo? Como aumentar os preços sem prejudicar a procura pelos meus produtos? Com toda certeza esse é o grande desafio de todo empreendedor.
Para que sua distribuidora de cosméticos continue lucrando, enumeramos a seguir algumas dicas de como evitar a perda de clientes ao aumentar os preços dos seus produtos.
Conheça seu mercado de atuação
Conhecer bem o seu mercado é o primeiro passo para tentar manter as vendas mesmo depois de aumentar os preços. É preciso identificar quais concorrentes atuam na mesma região, qual o preço que eles praticam em produtos similares, como eles negociam e o que vendem.
Além disso, é preciso fazer uma avaliação completamente honesta do seu próprio desempenho no mercado:
- Por que os seus clientes atuais compram com você e não com a concorrência?
- Sua empresa é conhecida na região, ou o que te ajuda a vender é o ponto comercial privilegiado?
- Como estão seus preços?
Essas questões vão te ajudar a entender se, quando os preços dos produtos da sua distribuidora de cosméticos aumentarem, os clientes ainda vão comprar com você, ou se vão preferir o concorrente.
Aumente o valor agregado
Já que você tomou a decisão de aumentar os preços, e o produto vai continuar sendo o mesmo para o ponto de vista o cliente, talvez seja indicado aumentar também a percepção de valor que ele tem em relação a essa experiência de compra. Isso quer dizer que, você pode agregar valores à experiência que envolve o ato da compra em si. Mas como fazer isso?
Dar mais atenção ao cliente, treinar melhor seus funcionários, melhorar a aparência da sua empresa, trabalhar sempre com produtos de qualidade, oferecer mais conforto, mais informação e facilidades de pagamento podem ser alternativas fáceis de implementar na sua rotina e que ajudam a justificar o aumento dos preços dos produtos na sua distribuidoras de cosméticos.
Faça o reajuste gradativo
Uma ótima dica para não assustar o comprador é ir ajustando os preços dos produtos em sua distribuidora de cosméticos de forma gradativa. Se você aumentar 20% o preço de um shampoo, por exemplo, o cliente vai notar a variação. Agora, se você puder programar esse reajuste em etapas: primeiro 5%, dias depois, outros 5% e até chegar aos 20% talvez o impacto seja menor. Aumentos de mais de 20% no preço base são considerados muito altos e só devem ser feitos em casos extremos, quando fica inviável vender o produto por menos.
Se você levar em conta que o preço é apenas a ponta do iceberg da escala de valores percebíveis pelo consumidor, fica mais tranquilo fazer o reajuste quando ele for realmente necessário. Ser honesto também conta: só aumente o valor dos produtos se for de fato fundamental. Se for possível economizar de outra maneira, faça isso. O respeito ao seu consumidor é o que conta. Pense nisso, antes de tomar qualquer decisão!
Fique certo de que seguindo essas orientações você vai poder aumentar os preços sem perder clientes. Já precisou fazer isso na sua distribuidora de cosméticos? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários!