É importantíssimo que você entenda como funciona o mercado de produtos capilares no Brasil antes de começar a entrar nessa área. Isso porque, principalmente se essa é sua primeira experiência como empreendedor, é importante saber todos os pontos positivos, negativos e desafios para saber em que terreno está pisando. Afinal, ninguém quer ter prejuízo por ter se arriscado em algo que não conhecia bem, não é mesmo?
Se você está começando a entrar no mercado de produtos capilares no Brasil, entenda como ele funciona em nosso post de hoje:
Público exigente
Um ponto que você precisa saber de antemão sobre o mercado de produtos capilares no Brasil é que você vai lidar com um público extremamente exigente. E não é para menos, já que as brasileiras são uma das mulheres mais vaidosas do mundo.
Segundo uma pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel, as brasileiras são as que gastam mais tempo em salões e compram mais produtos capilares em todo o mundo. E com isso uma vantagem: a previsão é de que em breve o país chegue a ser o maior mercado de produtos capilares do mundo.
Isso é uma boa notícia: esse é um mercado extremamente promissor, de forma que há grandes chances de você ser bem sucedido. Porém, é preciso ficar atento: um público exigente demanda um maior cuidado por parte do empreendedor sobre o negócio. Qualquer deslize pode fazer com que seus clientes acabem perdendo a confiança em você.
Mercado de produtos capilares no Brasil impulsionado pelas influenciadoras
Outro ponto que você deve saber, até mesmo como uma forma de impulsionar as suas vendas é que seu público se relaciona fortemente com influenciadoras. Hoje o marketing digital é um importante aliado das suas vendas e você não pode deixar de explorá-lo.
Influenciadoras são pessoas desse ambiente que estão em uma posição privilegiada de forma que suas indicações acabam convencendo outras pessoas a comprarem determinados produtos. E atualmente as blogueiras e youtubers compõem boa parte dessa rede de influências.
No setor capilar, essa influência é bastante forte e é importante que você esteja atento a isso. Assim você poderá explorar esse campo para poder potencializar suas vendas, conseguir fidelizar seu público e ganhar mais espaço no mercado – que já é bastante competitivo justamente por ser uma área com potencial.
Tendências
O mercado de produtos capilares no Brasil é uma área em que o responsável deve estar sempre ligado nas novidades e tendências do momento. Isso porque, como falamos, o público é bastante exigente e está sempre acompanhando o que há de lançamento, novas pesquisas, novas tecnologias voltadas para esse mercado, entre uma série de outras informações. Se você fica defasado, acaba perdendo espaço perante seus concorrentes que irão oferecer os produtos que suas clientes querem.
Por isso você precisa ser um empreendedor sempre antenado no que há de novo no mercado, seja em novos produtos, novas técnicas e até mesmo quais as tendências da moda no momento. Por exemplo, durante o despontar das mechas californianas, era preciso que você tivesse produtos voltados para cabelos loiros e/ou com mechas. Ou seja, é preciso sempre estar ligado em tudo sobre a área de moda e beleza.
Então, ficou alguma dúvida de como funciona o mercado de produtos capilares no Brasil? Conte para nós nos comentários.