A primeira dúvida que muitas pessoas possuem, quando se tem a possibilidade de abrir uma distribuidora de produtos capilares, é entender o que exatamente é uma empresa desse tipo, o que ela faz e como esse é um empreendimento lucrativo.
Por isso, selecionamos esse artigo para tirar algumas dessas dúvidas e explicar como funciona uma empresa dessas. Vamos lá?
O que é uma distribuidora de produtos capilares?
Uma distribuidora de produtos capilares, como o nome indica, é uma empresa que faz uma importante ligação entre os fornecedores e produtores de cosméticos e as lojas que vão vendê-los.
O Brasil é um país de proporções continentais, onde os fornecedores que produzem os cosméticos consumidos pela população estão espalhados em alguns polos industriais pelo país. Porém, as lojas responsáveis pela comercialização desses produtos para o público consumidor estão presentes em todos os lugares – são grandes lojas de departamento espalhadas pelo país, grandes supermercados e grandes lojas especializadas.
Além disso, existem as lojinhas em cidades pequenas, mercadinhos ou tantos outros pontos comerciais que trabalham com produtos capilares.
Infelizmente, as empresas produtoras não contam com frotas de distribuição grandes o suficiente para atender à tanta demanda assim. Por isso, se faz necessária a existência de distribuidoras de produtos capilares, que farão a ligação entre quem produz e quem vende, conectando empresas do Sul com empresas do Nordeste e vice-versa.
Quem são os principais clientes de uma distribuidora de produtos capilares?
Os principais clientes de uma distribuidora de produtos capilares são todas as empresas que comercializam esses produtos para o consumidor final, ou seja, o público das ruas. Qualquer tipo de empresa que venda produtos capilares para o público é um cliente em potencial para a sua distribuidora.
Uma boa distribuidora de produtos capilares vai procurar por todos os tipos de comércios, os quais, possam se interessar pela venda desse tipo de produtos.
Supermercados, grandes, médios ou pequenos, são alguns dos principais clientes, assim como drogarias ou lojas especializadas em cosméticos – novamente, sem distinção entre as lojas de grande, médio ou baixo porte.
Salões de cabeleireiros e beleza também são clientes em potencial já que, apesar de não venderem os produtos, eles os utilizam. Assim como spas ou clínicas de tratamento estético, especialmente aquelas com serviços como Dia da Noiva, por exemplo.
Há margem de inovação e crescimento numa empresa desse tipo?
Existe muita margem de inovação e crescimento para uma empresa distribuidora de produtos capilares. Para começar, há a questão do formato dessa distribuição.
Existem distribuidoras que preferem apostar em frotas de distribuição próprias e vendedores em campo. Portanto, são empresas que adquirem os produtos capilares e saem nas ruas conversando com os empresários donos de pontos comerciais interessados nesses produtos.
Porém, existem outros modelos de negócio. Existem distribuidoras que abrem suas portas para o público – empresário ou não – e negocia diretamente com eles, com preços de atacadista.
Existem ainda outras possibilidades de se fazer negócio. Por exemplo, que tal uma distribuidora online? Enfim, possibilidades de inovação e crescimento estão em qualquer lugar, mesmo no ramo de distribuição de produtos capilares.
Esperamos que esse texto possa ter explicado de maneira satisfatória o que é uma distribuidora de produtos capilares e como ela pode se tornar um empreendimento lucrativo. Sobrou alguma dúvida com você? Se sim, deixe-a nos comentários abaixo!