Manter uma distribuidora de cosméticos para salão de beleza em pleno funcionamento é um desafio diário. Além de se manter atualizado sobre o mercado, é preciso estar de olho em inúmeros detalhes internos e ainda desenvolver maneiras de cativar seu cliente.
Para completar, é preciso trabalhar técnicas e oportunidades para alavancar suas vendas. Mas lembre-se de que vale a pena investir no setor de cosméticos. Você pode ter muito sucesso no negócio e ainda se destacar dos concorrentes se evitar cometer alguns erros básicos.
Confira logo abaixo quais são eles e foque no trabalho!
1. Deixar de visitar seu cliente
Geralmente, no processo de vendas de uma distribuidora de cosméticos para salão de beleza, quem se manifesta primeiro é o cliente. Mas isso não é garantia de fidelização e muito menos de uma venda fechada, afinal, quem entra em contato com você também está conversando com diversas outras empresas para pesquisar orçamento.
Por isso, adicione um diferencial ao seu negócio. Informe que você tem disponibilidade total para se apresentar pessoalmente no salão e conversar com o responsável. Assim, o cliente se sentirá mais seguro e ficará ainda mais interessado em saber o que você tem a oferecer.
2. Não monitorar o estoque da sua distribuidora de cosméticos para salão de beleza
Se a sua distribuidora de cosméticos para salão de beleza não tem um bom estoque de produtos, significa que ela não está cumprindo com o que promete. Portanto, para não deixar o cliente na mão e fazer com que ele pense que você não se importa com o que ele precisa, desenvolva um método para organizar seu estoque.
Planilhas, aplicativos ou programas de computador, você é quem decide. O importante mesmo é ter total conhecimento sobre os itens que você tem guardados e sobre o controle de saída, para fazer reposições e novos pedidos quanto antes.
3. Não saber o que o cliente precisa
Se você não estudar bem o mercado, analisar a postura de seu público-alvo e ter uma conversa detalhada com o cliente, nunca descobrirá realmente o que ele procura em sua distribuidora. Afinal, não adianta oferecer qualquer coisa sem saber se aqueles produtos são realmente úteis para o salão dele.
Portanto, para começar, proponha-se a escutá-lo e descubra quais são seus problemas. Depois, verifique cuidadosamente os produtos que você tem em mãos para definir a melhor solução. A partir dessa observação, você com certeza conseguirá uma boa solução para mostrar ao cliente.
4. Nunca oferecer benefícios a mais
O dono de salão de beleza não deseja simplesmente pagar um preço baixo ou ter os cosméticos mais vendidos do mercado em mãos. Ele quer receber muitos benefícios além dos que ele consegue com qualquer outra prestadora de serviços.
É necessário que você se concentre em traçar estratégias que atendam as particularidades de cada um de seus clientes. Não ache que você tem que fazer milagres: por vezes, ações simples como entrega em domicílio, atendimento personalizado e a oferta de condições diferenciadas de pagamento podem fazer toda a diferença.
Tem uma distribuidora de cosméticos para salão de beleza e tem mais alguma dica sobre o assunto? Comente neste artigo e ajude outros profissionais a aperfeiçoarem suas atividades!