Trabalhar como distribuidor de produtos cosméticos pode ser uma oportunidade interessante para inserir-se em uma nova área e começar a empreender, tornando-se o seu próprio chefe. Contudo, para que isso traga os resultados esperados, é fundamental tomar todas as medidas necessárias para este fim.
Uma delas é montar um portfólio consistente, capaz de encantar seus clientes e fazer com que eles comprem os seus produtos. Contudo, para quem está chegando agora, pode ser uma dificuldade identificar como montar um rol de produtos realmente atrativo.
Vamos tirar suas dúvidas neste artigo imperdível! Boa leitura!
Conheça seu público
O primeiro passo que todo distribuidor de produtos cosméticos precisa para montar um bom portfólio é conhecer o seu público. Afinal, como você poderá suprir as demandas e necessidades deles se não souber quais são?
Analise o que essas pessoas precisam, o que não encontram no mercado local, quais são os valores que elas visam ao comprar com uma determinada marca em detrimento de outra, o que as afastam de determinadas marcas, entre outros pontos.
Por exemplo, se você deseja atender a um público que está mais antenado nas discussões sobre produtos diferenciados para o cabelo, é fundamental contemplar, por exemplo, as técnicas low e no poo, com produtos que podem ser utilizados por quem as utiliza.
Analise os dados de vendas encontrados
Se você já começou, é importante ver quais são as informações que encontra de vendas de produtos como distribuidor de produtos cosméticos. Por exemplo, se seus clientes normalmente compram um determinado item apenas uma vez e depois trocam de produto, isso pode significar que eles não gostaram dele.
Uma forma de testar isso é pedindo um feedback sincero sobre os produtos. Caso os índices de reclamações sejam elevados, pode ser uma alternativa removê-los do portfólio.
Encontre um fornecedor de qualidade
A sua imagem como distribuidor de cosméticos está intimamente ligada com a qualidade dos itens do seu portfólio. Se você comercializar produtos de baixa qualidade, essa impressão ruim passará, também, para sua carreira. Por isso, pesquise sempre sobre os fornecedores dos itens que está se dispondo a comercializar. Alguns pontos que devem ser observados são:
- Há reclamações sobre o produto?
- Há pessoas que estão recomendando o item espontaneamente, por serem de boa qualidade?
- O fornecedor tem boa reputação no mercado?
- O fornecedor é experiente no mercado de cosméticos?
- Há relatos de problemas como alergias, irritações, queda no cabelo, entre outros pontos?
Busque atualizar sempre o seu portfólio
Fato é: a área de beleza está constantemente inovando. Afinal, por termos um dos maiores mercados consumidores do mundo, é normal que as empresas queiram sempre oferecer novidades para os clientes –e você precisa incorporar isso em sua carreira.
Por isso, sempre verifique se há novidades no mercado, com seus fornecedores de confiança, trazendo novos produtos que estejam disponíveis. Isso pode ser interessante, também, porque novas tecnologias e tendências são lançadas neste setor continuamente e a atualização constante faz com que você tenha sempre os itens disponíveis para os clientes.
Tornar-se um bom distribuidor de cosméticos passa a ter um portfólio de sucesso. Por isso, implemente as dicas que listamos acima e veja sua carreira decolar. Gostou dessas dicas? Siga nosso perfil no Facebook e acompanhe nossas publicações em seu feed de notícias.