Segundo dados da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado brasileiro de produtos de beleza teve um crescimento de 11% em 2014, faturando mais de R$ 100 bilhões. Com o mercado sempre aquecido, é importante que os distribuidores de cosméticos saibam como driblar a concorrência. Assim, investir no atendimento como a arma que fará seu cliente ser fidelizado aos seus serviços, pode ser crucial. Por isso, confira dicas simples de atendimento que farão a diferença nas vendas.
Seja cordial
Por mais que as vendas se tratem de negócios, as pessoas querem sentir aproximação com o seu interlocutor. Por isso, na hora de realizar o atendimento é fundamental ser cordial, atencioso e amigável.
É preciso, portanto, que os distribuidores de cosméticos tenham um tom que vai muito além de apenas tentar consolidar a venda. Com isso, usar um tom mais amigável e espontâneo faz a diferença nas vendas.
Seja paciente
Não há nada pior para um cliente que escolhe um profissional entre os distribuidores de cosméticos e termina sendo tratado com impaciência e até mesmo rispidez. Por isso, se você quer fazer a diferença com seu atendimento, e que isso se reflita nas vendas, é fundamental que você seja paciente com as dúvidas e necessidades do seu consumidor.
Garanta que o cliente se sinta à vontade e acolhido e tire todas as dúvidas dele. Isso fará com que ele sinta que está fazendo a melhor compra possível.
Seja prestativo
Distribuidores de cosméticos que agem como se estivessem fazendo um favor para o cliente também podem acabar com as vendas. Por isso, na hora do atendimento seja prestativo, acessível e procure ajudar o cliente de todas as formas que você puder.
Seja indicando um novo produto, oferecendo uma forma de pagamento diferenciada ou fazendo um pouco além das suas obrigações, ser prestativo contará pontos para suas vendas.
Ofereça opções e soluções
Apresentar apenas o básico ou o que qualquer outro distribuidor de cosméticos é capaz de fazer, pode ser fatal para o seu atendimento. Por isso, esforce-se em oferecer opções, novidades e, principalmente, soluções para o seu cliente.
Conheça o seu cliente, os desafios que ele encontra em seu negócio, saiba do que ele precisa e então transforme essas informações em ação. Seja ao oferecer um produto para um novo serviço ou ao avisar de uma promoção, o cliente se sentirá muito mais propenso a fechar a venda com você se, em troca, ele sentir que foi ajudado de alguma maneira.
Conheça os produtos
Um dos gatilhos mentais mais importantes é o de autoridade: quando uma pessoa identifica outra como uma autoridade no assunto, ela tende a respeitá-la e confiar em sua opinião. Isso pode ser aplicado diretamente no seu atendimento ao cliente e para isso você deve conhecer muito bem aquilo que está tentando vender.
Explique vantagens, dê informações adicionais que não podem ser encontradas simplesmente lendo o rótulo e, se aplicável, mostre por que esse é um produto de qualidade, conte sua experiência com o uso do produto. Com isso, seu cliente sentirá muito mais confiança para fechar negócio com você.
Dessa forma, distribuidores de cosméticos podem utilizar dicas simples para melhorar e incrementar o atendimento. Ao usar essas dicas o resultado vem direto nas vendas, fidelização e confiança dos clientes.
Quais outros detalhes você acredita que fazem a diferença no seu atendimento ao cliente? Conte para a gente!