O objetivo na distribuição de produtos de beleza é conseguir lucratividade e melhorar qualidade de vida e rentabilidade média a longo prazo, não é mesmo? Isso está diretamente ligado com a margem de lucro estabelecida no ato de revenda, de forma a conseguir melhores resultados a longo prazo.
A revenda de produtos para salões de beleza, ou seja, de itens focados para profissionais, é uma oportunidade interessante para quem deseja aumentar as margens de lucro e ganhar mais dinheiro a longo prazo.
Portanto, veja o que é a margem de lucro na distribuição de produtos de beleza e veja como potencializar esses valores.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro diz respeito a porcentagem adicionada ao custo total de um produto, de forma a compor o valor final do produto a ser vendido para seus clientes. Então, por exemplo, você compra um produto para vender para os profissionais de salões de beleza por R$ 50 reais. Deseja adicionar uma margem de 10%, você o revenderá para o cliente por R$ 55 (R$ 50 do valor de custo + R$ 5 do lucro).
É claro que devemos considerar, também, questões como valores de deslocamento até os salões, taxas de entrega, entre outros pontos, que também interferem no cálculo do valor final. Porém, como variam caso a caso, é necessário que você coloque todos os valores envolvidos e considere-os na soma final de custos, para definir o valor a ser acrescentado.
Há duas formas de realizar o cálculo: margem de lucro bruta e margem de lucro líquida.
Margem de lucro bruta
Margem de lucro bruta é aquela que você recebe depois de pagar todos os custos envolvidos na venda do produto.
Margem de lucro líquida
É o lucro líquido para cada real que entra no caixa da empresa, após o pagamento de impostos e outras despesas que estão relacionadas com a distribuição de produtos de beleza.
Como funciona a margem de lucro da distribuição de produtos de beleza para salões?
A margem de lucro da distribuição de produtos de beleza para salões depende das regras estabelecidas pelas empresas produtoras. Algumas delas costumam deixar uma margem aberta para o revendedor, contando com um percentual máximo, para que os valores não extrapolem demasiadamente o custo de venda para o distribuidor.
Outras já definem, de antemão, a margem de lucro para o cliente, de forma que ele já recebe com o valor que deve ser definido para a venda. Por isso é importante que você considere essas questões ao escolher seus parceiros.
Também deve-se levar em consideração os custos envolvidos para conseguir realizar a venda, como transporte, visitas aos salões, valores de entrega, entre outros.
Como potencializar o lucro da distribuição de produtos de beleza?
Porém, como conseguir aumentar a sua margem de lucro na distribuição de produtos de beleza? Algumas dicas simples podem ser aliadas importantes para o processo, tais como:
- quanto mais rápido conseguir atender a necessidade do cliente, menor será o custo-por-venda indireto do produto;
- fidelize clientes. Quanto mais eles confiarem em seu negócio, mais compras realizarão e comprarão mais da sua distribuição de produtos de beleza. Lembre-se que salões tendem a ter uma demanda constante, por isso a importância da fidelização;
- tenha um gerenciamento de estoque eficiente;
- utilize as tecnologias e estratégias de marketing a seu favor.
Uma boa margem de lucro é fundamental para o crescimento do seu trabalho na distribuição de produtos de beleza. Consciente disso, você é capaz de conseguir potencializar a sua rentabilidade e crescer profissionalmente.
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