O setor de beleza é um dos mais estáveis e, ao mesmo tempo, um dos mais promissores do mercado em geral, como apontam diversos estudos e pesquisas nos últimos anos. Além das companhias gigantes já conhecidas pelo público, esse cenário favorável permitiu a entrada de novas marcas e empresas e expandiu também as oportunidades de negócio dentro do setor, fazendo-o crescer ainda mais.
Por isso, neste post, você vai conhecer algumas estratégias das maiores empresas de cosméticos do mercado, para se inspirar, aprender e, quem sabe, também aplicar no seu negócio. Confira!
Entregar além do óbvio
Sem dúvidas, uma das estratégias mais efetivas que se pode observar na atuação de grandes empresas de cosméticos diz respeito a entrega, ao que de fato chega à mão do consumidor. A era da informação e o advento da internet modificaram radicalmente a relação dos consumidores com as marcas, pois estes passaram a ter voz — o que exigiu uma postura diferente das empresas de cosméticos.
Não à toa, as marcas passaram a se preocupar com quesitos que vão muito além do simples resultado prometido pelo produto, como, por exemplo, a embalagem — em relação ao design, usabilidade e sustentabilidade —, a composição (em relação aos ingredientes e fórmulas e seus efeitos a longo prazo para o corpo humano e para o meio ambiente), a divulgação e a realidade da empresa — em relação à inclusão, práticas trabalhistas e promoção da igualdade social.
Olhar de maneira holística para sua empresa, entendendo que ela ocupa um lugar no mundo e que seus produtos ocupam um lugar na vida do consumidor é a primeira estratégia que se pode aprender das maiores empresas de cosméticos.
Entender o abstrato e focar no relacionamento
Como vimos no primeiro item, a relação entre marcas e consumidores mudou drasticamente nas últimas décadas. Isso ocasionou também uma mudança na maneira como as empresas de cosméticos enxergam seus clientes e o relacionamento entre eles. As marcas entenderam que além de produtos e serviços, elas entregam e valores — e, no caso das empresas de cosméticos, estamos falando de beleza, de bem-estar, de autoestima, de confiança em si mesmo. A partir do momento que essa entrega de valores é compreendida, o relacionamento entre e marcas e consumidores ganha ainda mais importância, pois o estreitamento dos laços é essencial para que se concretize esse valor potencial.
Empresas de cosméticos: segurança de um resultado garantido
A terceira estratégia das maiores empresas de cosméticos do mercado foca justamente na parte que ainda falta: o produto/serviço em si. Já vimos que, atualmente, é indispensável olhar para o todo e posicionar a empresa inteira conforme os valores pregados pela marca, para que o consumidor perceba coerência e responsabilidade. Porém, essas estratégias não dão conta de alcançar o sucesso se não estiverem calcadas em produtos ou serviços de qualidade. No caso das empresas de cosméticos, trabalhar com produtos profissionais garante esse resultado positivo para o consumidor, trazendo a segurança que a marca precisa para crescer e ou se manter, entregando ao consumidor, de fato, autoestima e confiança.
Se você gostou de conhecer algumas estratégias das maiores empresas de cosméticos do mercado, acompanhe nossa página no facebook para ter acesso a mais conteúdos como este.