Fato é: o mundo não será mais o mesmo após a pandemia. Mudanças significativas continuam ocorrendo continuamente e afetam as mais diferentes áreas. Assim, os profissionais que trabalham com cosméticos capilares precisam ficar atentos sobre como essas transformações estão atuando nessa área.
Seja no volume de vendas, seja sobre novas formas de agir, é fundamental que você pesquise sobre o que está acontecendo e prepare-se para o “novo normal”. Continue lendo e saiba mais sobre este tema.
Dados positivos sobre o cenário de pandemia
Como já falamos diversas vezes aqui no blog da Nátum Cosméticos, um dos grandes pontos positivos do mercado de cosméticos capilares é a sua capacidade de resistir, com resultados positivos, a crises financeiras. E no período de incertezas econômicas devido à pandemia, isso mostrou-se mais uma vez.
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) somou US$ 499,8 milhões em exportação no ano de 2020, destinando produtos, principalmente, para Argentina, México, Chile, Colômbia e Paraguai. Isso representou um aumento de 0,8% em comparação com 2019. Considerando o contexto de incertezas, é um aumento expressivo.
E, entre eles, destaca-se, justamente, os cosméticos capilares, como produtos mais exportados, gerando alta de 11,8% neste tipo de produto, em comparação com 2019. Assim, está inserido em uma área com potencial de expansão, mesmo em tempos de crise.
Mudanças nas formas de venda
Contudo, um ponto importante para continuar crescendo na venda de cosméticos capilares é entender que o atual contexto precisou gerar mudanças significativas nas formas de venda. Assim, se você ainda está tentando realizar as vendas no modo presencial, por meio de loja física, pode estar dando murro em ponta de faca.
Assim, é importante começar a investir em uma migração para outras formas de estabelecer contato com seu cliente, bem como aplicar estratégias de marketing digital no seu dia a dia. Isso será fundamental para captar clientes, manter o contato com os antigos e continuar as relações estabelecidas previamente.
Além disso, se você ainda não implementa o pós-venda em suas rotinas de comercialização de cosméticos capilares é fundamental começar a realizá-las o quanto antes. Nesse cenário, é fundamental priorizar medidas de fidelização do seu público e essa estratégia é importante para este fim.
Mudanças sensíveis para o mercado profissional
Com as necessidades em realizar fechamentos no comércio, temporariamente, ocorre que os salões de beleza têm passado por períodos de intermitência em suas atividades, o que compromete a comercialização de cosméticos capilares para este fim.
Assim, os distribuidores que estão, atualmente, focados apenas no mercado profissional, precisam se adequar para um cenário no qual os clientes estão buscando realizar os cuidados no home care.
Quanto antes você notar essa transformação e realizar as alterações necessárias, mais rapidamente poderá recuperar possíveis prejuízos e garantir o crescimento da carreira como distribuidor de cosméticos.
Investimento em influenciadores digitais
A pandemia reforçou a figura dos influenciadores digitais, que apareceram ganhando espaço com suas lives para entreter aqueles que estavam em isolamento social. Assim, uma das formas de conseguir potencializar seus resultados é investir em ações junto a essas pessoas, para promover seus cosméticos capilares.
A pandemia trouxe uma série de mudanças significativas para os diferentes mercados e o setor de cosméticos capilares, pela sua solidez, não sentiu tanto os impactos em comparação com outras áreas. Por isso, aproveite o momento e continue expandindo suas atividades.
Quer continuar acompanhando essas transformações nesse setor específico? Continue acompanhando nosso blog e não perca uma dica.