Um dos principais segredos na hora de montar uma distribuidora de cosméticos é saber como escolher um ponto comercial perfeito para o seu negócio. Nesse texto, ensinaremos os três principais pontos que podem te ajudar nessa hora. Continue lendo para saber mais!
Armazém ou loja?
Pode parecer estranha, mas essa é a primeira pergunta que devemos fazer na hora de escolher o nosso ponto comercial, especialmente nesses tempos modernos em que a Internet participa de tudo, até das vendas, com o E-commerce.
Antigamente, um ponto comercial era uma loja ou escritório. Mas para quem trabalhava com produtos (mais especificamente a distribuição de produtos), era obrigatoriamente uma loja. Afinal, como vender seus produtos sem expô-los?.
Hoje em dia, porém, existe uma nova opção: você pode fazer todas as suas vendas online e utilizar o seu ponto comercial exclusivamente como um armazém ou uma base de operações.
Por isso, é importante que você tenha uma ideia de como seu negócio vai funcionar em termos de logística. Imagine os dois exemplos a seguir:
De um lado, temos uma empresa que possui um armazém numa região mais afastada da cidade. Essa firma contrata vendedores que vão rodar a cidade e a região para buscar uma base de clientes locais, enquanto outros vendedores ficarão no ponto comercial (um armazém/base de operações) fazendo contato online com empresas mais distantes.
Do outro lado, temos uma empresa que funciona de maneira diferente. De portas abertas, essa distribuidora não deixa de fazer o serviço de garimpar clientes tanto na Internet, como na região próxima, mas mantém suas portas abertas como uma loja de atacado, pronta para receber os possíveis clientes que cheguem no estabelecimento.
Estude bem e planeje adequadamente para saber qual dessas opções parece mais apropriada para o negócio que você imagina na sua cabeça.
Estude a regulamentação para esse tipo de negócio
Um outro aspecto muito importante para saber como escolher um ponto comercial é a regulamentação própria para esse tipo de negócios. No mundo dos cosméticos, por exemplo, existe uma legislação bem específica para quem trabalha com produtos desse tipo, mesmo que seja apenas para manuseá-los.
Portanto, é necessário investigar o que a legislação diz sobre o seu empreendimento, quais os requisitos mínimos na hora de abrir os trabalhos e que tipo de imóvel você precisará procurar para abrir um ponto comercial para você.
Saber como analisar a região é importante na hora de saber como escolher um ponto comercial
Agora que você já determinou que tipo de imóvel você está procurando, chega a hora de definir mais um ponto importante na questão de como Escolher um Ponto Comercial, que é a região em que ele se encontra. Afinal, tanto o prédio em si como a região onde ele está influenciam na qualidade do seu ponto comercial.
Para saber quais as melhores regiões da sua cidade para montar o seu negócio, analise os seguintes pontos:
- Existe diferença de impostos? Algumas cidades diminuem os impostos de empreendimentos em certas zonas, para uma melhor organização urbana;
- Como é o acesso para o seu ponto? É importante saber tanto como as pessoas podem chegar no seu ponto, como também como seus funcionários, vendedores e entregadores poderão se locomover;
- Existe muita concorrência? Alguns lugares podem estar mais recheados de concorrentes enquanto, em outros, existe uma possibilidade maior de crescimento.
Seguindo essas dicas, fica fácil saber como escolher um ponto comercial para o seu estabelecimento. Na sua opinião, como seria o ponto comercial ideal para o seu negócio?