Ao gerir seu negócio de produtos capilares, é preciso avaliar regularmente os números de compra e venda para verificar se está havendo uma boa rentabilidade de produtos capilares. Isso é importante para que você verifique em quais deles deve investir mais ou então qual deles não é de fato lucrativo para seu negócio.
Se você não sabe como fazer isso, vamos mostrar como avaliar a rentabilidade de produtos capilares. Confira!
Descubra qual é o seu ROI
A ferramenta mais comum para saber a rentabilidade de produtos capilares é através do cálculo do ROI (Retorno sobre o Investimento). Ele ajuda você a perceber se há de fato um retorno do valor que você gastou para adquiri-los com seu fornecedor.
Através dele também é possível saber qual o percentual de rendimento que está ocorrendo e saber se vale a pena continuar investindo neles, se é preciso mudar de estratégia ou então até mesmo se há prejuízos que façam com que não compense a aquisição do produto para seu negócio.
A fórmula para o cálculo do ROI para avaliar a rentabilidade de produtos capilares é a seguinte:
ROI = (Retorno – investimento)/investimento
Se você quiser saber a porcentagem do rendimento, para ter uma proporção da rentabilidade, basta multiplicar o resultado por 100.
Faça os cálculos por tipo de produto
Algo importante que você deve ficar atento ao fazer este cálculo é nunca colocar os dados de todos os produtos de uma marca específica, por exemplo. Isso porque produtos capilares diferentes possuem públicos diferentes e, com isso, podem acabar mascarando os dados.
Por exemplo, produtos para cabelos cacheados e para cabelos lisos possuem dados diferentes. Se você calcular a rentabilidade de ambos juntos, poderá mascarar, por exemplo, que um deles tenha uma saída melhor do que o do outro ou que um deles possa estar te dando prejuízo.
Por isso, ao calcular o ROI, tenha cuidado de separar por grupos de produtos. Assim você poderá evitar distorções perigosas que podem acabar fazendo com que você mantenha produtos que não estejam trazendo lucro ou então deixando de investir em uma linha que traz bastante retorno e que poderia ser melhor aproveitada com os dados corretos.
Como decidir se é uma rentabilidade de produtos capilares boa ou não?
Como saber se a rentabilidade de produtos capilares do seu negócio está boa ou não? Um bom parâmetro é sempre calcular o ROI através de porcentagem. Assim você poderá saber a porcentagem de retorno que você está tendo sobre o que investiu.
Muitas vezes, mesmo que um produto tenha rentabilidade, pode não estar compensando baseado no investimento que você está tendo. Por exemplo, um ROI de 5% é relativamente baixo: isso significa que você está tendo como retorno apenas 5% do que investiu. Por mais que haja algum lucro, ele é baixo perto do que você poderia estar investindo em outros produtos que possuem uma rentabilidade maior.
Ao mesmo tempo, dependendo da linha, vale a pena mantê-la em seu negócio mesmo com uma baixa rentabilidade devido aos princípios da sua loja, por exemplo. Se você admite que haverá produtos para cabelos de todos os tipos, mesmo que haja uma rentabilidade mais baixa, não poderá deixar de contar com uma linha para determinado tipo de cabelo. Neste caso, é importante avaliar se há alguma forma de remanejar a estratégia para aquela linha de forma a aumentar as vendas para ela.
Ficou alguma dúvida sobre como avaliar a rentabilidade de produtos capilares? Conte para nós nos comentários. E aproveite e descubra quatro investimentos para ajudar a sua distribuidora a crescer.