Para todos os profissionais da área de cosméticos, garantir a fidelização dos clientes é de suma importância. E isso é possível com um pós-venda eficiente. No caso de você ter uma distribuidora de cosméticos, garantir que o usuário esteja satisfeito depende também de toda uma engrenagem, envolvendo desde a produção até a aplicação do produto. Veja neste artigo estratégias para conseguir manter sua clientela cada vez mais próxima e duradoura com a ajuda de um pós-vendas estruturado e eficiente!
Ligue para seu cliente após realizar a venda
Ligar para o cliente um ou dois dias depois de realizar a venda, perguntando sobre sua satisfação, pode ser uma arma poderosa. Isso valerá tanto pela atenção que o cliente recebe quanto pelo feedback e é uma prática fácil de introduzir na sua distribuidora de cosméticos.
É possível, com uma simples conversa, descobrir outras necessidades do seu cliente. Por isso, escute-o sempre: antes, durante e, principalmente, no pós-venda! Uma boa estratégia é criar sistemas de lembrete para os vendedores ligarem para os clientes após determinado período. Agendas coletivas podem auxiliar nessa tarefas, pois programam esses lembretes por e-mail.
Com isso, é possível inclusive dar maior suporte a quaisquer problemas, antes que eles cheguem ao SAC ou, pior, a alguma rede social como reclamação. Situações como reações alérgicas a um hidratante para cabelos podem se transformar em comentários sobre a qualidade do cosmético. Se você ligou para o cliente, pode inclusive dar orientações sobre como tratar. Ele, certamente, não esquecerá e passará adiante todo cuidado recebido, além de comprar outros produtos que não lhe causem alergia. E adivinhem de qual marca? Da sua!
Crie cursos sobre como aplicar os produtos
Uma boa distribuidora de cosméticos deve promover cursos sobre a aplicação. Alguns produtos, como as químicas aplicadas em salão, dependem diretamente do uso adequado para garantir o sucesso. Trata-se de um investimento com retorno certo a longo prazo, pois orienta todos os clientes que adquiriram seus produtos à correta utilização. Isso se disseminará tanto entre os profissionais de salão de beleza quanto entre os usuários.
Além disso, trata-se de uma ótima maneira de gerar leads, pois por meio de cursos (presenciais ou online) é possível realizar cadastro de atuais e futuros clientes. Depois da coleta dos dados, com uma boa segmentação desse cadastro, é possível colocar em prática a próxima dica.
Realize e-mail marketing
O e-mail marketing costuma ser muito utilizado para angariar novos clientes. Contudo, trata-se de uma ferramenta poderosa também para o pós-venda. Mantenha seus clientes atualizados! Conte para eles sobre o que há de melhor na sua distribuidora de cosméticos, como por exemplo:
- Novidades sobre os produtos;
- Formas de aplicação;
- Locais ou links onde serão desenvolvidos cursos;
- Concursos de maquiagem ou cabelos, ou correlatos, que envolvam seus produtos.
Essas informações garantem não só que esse mesmo cliente compre mais, como também indique outros potenciais compradores. O e-mail marketing também serve para se dar mais atenção ao cliente: aniversários, datas especiais e outros agrados que você pode fazer para que ele sempre lembre de você. Tudo isso colabora para que um pós-venda se torne mais fácil ou até mais receptivo.
Mantenha seu cadastro de clientes atualizado
Para tudo isso funcionar, manter um cadastro de clientes atualizado é imprescindível. Mas, lembre-se: como distribuidora de cosméticos você terá clientes como salões de beleza, lojas de cosméticos, centros de treinamento e os próprios usuários. Sendo assim, segmente suas listas, a fim de poder agir mais facilmente de acordo com cada grupo. Isso vai contribuir bastante para tudo o que falamos até agora e também para a próxima dica.
Uma distribuidora de cosméticos deve sempre aparecer!
Apareça! Nas redes sociais, no e-mail marketing, em vídeos de tutoriais, em festas e eventos. Fazer-se presente virtualmente e presencialmente é a melhor forma de aumentar as chances do pós-venda.
Isso é possível por meio de inúmeras estratégias: páginas de social media, blog, o próprio e-mail marketing de que já falamos, contato com blogueiras que fazem tutoriais no Youtube, participações em eventos da área. Não perca de vista todas as oportunidades para estar próximo aos seus clientes, mantendo-os firmes nas encomendas e nas indicações.
Sua distribuidora de cosméticos sempre terá um pós-venda eficiente porque traz valor aos clientes aprender, evoluir, estar melhor a cada dia. Esse é o desejo de todo ser humano. E quando sua distribuidora de cosméticos contribui fornecendo produtos e informações de qualidade para seus clientes, ela ganha seguidores fiéis. Esse é o grande segredo para se ter um pós-venda poderoso e eficiente. Lembre-se de que clientes satisfeitos voltam sempre.
Você gostou das nossas sugestões para estruturar um pós-vendas eficiente em sua distribuidora de cosméticos? Tem outras dicas que costuma aplicar na sua rotina? Compartilhe conosco sua criatividade! Deixe seu comentário sobre o assunto!