Ficar atento às métricas importantes para sua distribuidora de cosméticos é essencial para um controle financeiro eficiente e para avaliar se suas medidas e ações estão sendo, de fato, construtivas para o negócio.
Uma das mais conhecidas e, consequentemente, mais importantes para os mais diferentes tipos de negócios é o “retorno sobre o investimento”. Você já ouviu falar nela? Sabe como é realizado seu cálculo?
Se desconhece esse tema, leia nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.
O que é a métrica “retorno sobre o investimento”?
Retorno sobre o investimento é uma das métricas mais importantes utilizada nos mais diferentes tipos de negócios. Também é conhecido como ROI (sigla para Return on Investment).
Seu objetivo é calcular a taxa de retorno de capital injetado em seu negócio, para saber quanto um investidor ganhou (ou, até mesmo, para calcular seu prejuízo).
Qual a importância do cálculo do ROI para uma distribuidora de cosméticos?
Tal como qualquer empresa, para a abertura de uma distribuidora de cosméticos, é necessário investir um capital inicial para sua abertura e viabilização das atividades. Porém, é preciso analisar se esse investimento realmente deu certo e se trouxe os resultados esperados.
Apesar do investimento para abertura da distribuidora de cosméticos ser relativamente baixo (os maiores custos estão na infraestrutura. A aquisição dos produtos para revenda tem um custo pequeno comparado com outras áreas de atuação), é necessário conferir se todo seu esforço está sendo realizado de forma adequada.
E isso não diz respeito apenas à fase inicial, quando há a abertura do negócio. O cálculo do ROI também pode ser importante para verificar a viabilidade na venda de alguns produtos.
Por exemplo, você acabou de investir na revenda de uma linha de cosméticos capilares. Como saber se realmente vale a pena continuar tentando comercializá-lo? Uma das formas de avaliar é por meio do cálculo do ROI.
Se o retorno sobre investimento for positivo, você pode considerar continuar as vendas e encontrar formas de alavancar essa métrica para melhorá-la e, consequentemente, melhorar sua lucratividade.
Já, caso tenha sido negativo, você pode analisar, de forma mais específica, caso a caso e identificar qual foi o problema que levou o produto a causa prejuízos. Podem estar entre as principais causas:
- item não ter boa aceitação no mercado;
- ter outros produtos semelhantes que estejam em maior evidência;
- o produto não ser de boa qualidade e, portanto, ser necessário apostar em outras marcas;
- sua divulgação foi falha ou não foi bem direcionada para o público-alvo, entre outros.
Como calcular essa métrica?
Tão importante quanto saber que o ROI é essencial é identificar como realizar o cálculo de forma exata. Essa é uma métrica a ser aplicada na sua distribuidora de cosméticos que é relativamente simples de ser aplicada.
Seu cálculo é feito da seguinte forma:
ROI = (lucro obtido – investimento realizado) / investimento.
Assim, se você investiu R$ 400 na compra de uma determinada linha de produtos, e seu lucro foi de R$ 2000, o cálculo é feito da seguinte forma:
ROI = (2000 – 400) / 400
ROI = 4
Mas qual o significado disso? Esse número representa que sua distribuidora de cosméticos lucrou 4 vezes mais do que o valor investido inicialmente para a linha de produtos. Em outras palavras, o ROI foi de 400%.
Conhecer métricas importantes para sua distribuidora de cosméticos é fundamental para realizar a análise e o controle financeiro necessários para fazê-la crescer e prosperar.
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