Quem trabalha com comércio certamente já ouviu falar na expressão margem de lucro. Afinal, lucrar é fundamental para quem vende algum produto ou serviço.
Quer entender um pouco mais a respeito da importância de ter uma boa margem de lucro nas suas atividades? Quer saber como calcular adequadamente esse valor? Então, acompanhe este post que explicaremos tudo para você!
O que é a margem de lucro?
Conhecemos como margem de lucro aquela porcentagem que é adicionada aos custos, em sua totalidade, de um produto (ou serviço). Essa soma forma o preço final do produto, ou seja, o valor pelo qual encontramos os produtos no mercado.
É em cima desse valor comercializado que a empresa define a porcentagem do lucro que deseja obter em cima daquela venda. Podemos dizer que a margem de lucro se relaciona com todo o investimento que foi realizado. Sua função é otimizar as vendas, gerando lucros para o negócio.
Qual a importância de ter uma boa margem de lucro?
Sua principal importância está na lucratividade da empresa. É imperativo formar preços finais adequados ao seu negócio, ou seja, que cubram os custos e ainda garantam o acréscimo, que é de grande importância para o sucesso de uma empresa.
É muito importante que os preços finais estejam de acordo com os demais valores de produtos disponíveis no mercado — mas o que queremos dizer com isso? Que os produtos precisam ser comercializados por um preço que o público-alvo esteja disposto a pagar. Não adianta exagerar na margem de lucro, ou os produtos ficarão parados e a lucratividade não acontecerá.
A margem de lucro é um dos principais indicadores de que você está competindo no mercado. Ela também norteará você a respeito de quais serão os produtos mais lucrativos no seu negócio, entregando a possibilidade de maior investimento nesses itens.
Como calcular a margem de lucro?
A margem de lucro é dividida em custos, preço de venda e percentual de lucro. Os custos são os valores referentes ao seu investimento. Por exemplo, na aquisição dos cosméticos que serão vendidos, juntamente com custos de transporte, frete e outros gastos financeiros que possam estar relacionados com essas obtenções.
O preço de venda é o preço justo, que se alinha com os preços do mercado (e que agrada à sua clientela) e que, pelo menos, cobre os custos para que a empresa não acabe no prejuízo. Com atenção a esses pontos, formula-se o preço com o qual o produto vai para o mercado.
O lucro é todo percentual que a empresa ou pessoa recebe em cima de uma venda. Pode ser chamado de retorno e precisa ser positivo, para que o investimento realizado realmente valha a pena.
A margem de lucro varia de acordo com cada setor. Por isso, para calculá-la, é fundamental ter conhecimento do seu mercado e estudar bem a concorrência. Com o preço de venda aceito pelo mercado, você calcula a margem de lucro reduzindo todos os custos fixos e variáveis. Por fim, divida aquele resultado pelo preço das vendas e você conhecerá a sua margem de lucro.
Se o resultado desse cálculo for negativo, é sinal de que os custos precisam ser revistos. Assim, as vendas dos seus negócios trarão mais sucesso para você!
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