Diversas pesquisas de análise de mercado mostram a estabilidade do setor de cosméticos e a tendência de crescimento do ramo de cosméticos capilares — você pode acessar esses dados em outros posts aqui no blog. Além do setor se mostrar como um dos melhores para se investir, ele também está entre os três que mais dão retorno, segundo a Bloomberg. E tendo em vista esse cenário tão positivo, nós decidimos listar os produtos com menor retorno no nicho de cosméticos capilares, para que você possa fazer um planejamento realista e evitar sustos, mesmo num cenário tão favorável.
Preço x Qualidade, Preço e Qualidade
É verdade que preço alto nem sempre significa qualidade garantida, ainda mais tratando-se de produtos de cabelo, cujos efeitos dependem de uma série de fatores que mudam de pessoa para pessoa. Porém, acreditar que a fórmula do sucesso está no preço baixo e que os produtos com menor retorno são os de alto valor pode ser uma cilada, afinal de contas, a manutenção de um negócio não depende apenas da conquista constante de novos clientes, mas da fidelização e criação de vínculos deles com a sua distribuidora.
Essa fidelização nunca será possível se o consumidor, atraído pelos preços baixos na hora da compra, deparar-se em casa com produtos que não cumprem o que prometem, fazendo com que ele não volte a comprar com você novamente, pois se sente frustrado e enganado. Quando se gasta pouco mas não se ganha nada, o valor final acaba sendo caro. Nesse sentido, vale a pena estar atento a essa relação que o preço estabelece com a qualidade, impedindo que produtos com menor retorno, ou seja, os que enganam o consumidor, estejam disponíveis nas suas prateleiras. É necessário entender essa relação de preço e qualidade não como uma disputa, mas como uma amizade onde ambos se justificam e se completam.
Produtos com menor retorno: esteja de olhos e ouvidos sempre abertos
A relação que cada consumidor estabelece com os cosméticos capilares é muito individual e única, pois o produto inevitavelmente reagirá de maneiras distintas dependendo da estrutura do fio de cada cabelo, de quais procedimentos a pessoa realiza e de como cuidou do cabelo até aquele momento. Assim, é comum que um determinado cosmético seja excelente para um usuário e seja descartado por outro.
No entanto, quando muitas pessoas passam a reclamar ou abandonar o uso de determinado produto, é hora de rever a presença dele no seu catálogo, impedindo que produtos com menor retorno continuem ocupando espaço e desperdiçando recursos do seu negócio. Para isso, é necessário estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, como vimos no item anterior, fazendo com que ele se sinta ouvido e considerado, em vez de frustrado e ignorado. Além disso, é de extrema importância optar por produtos e marcas confiáveis, para que você possa oferecer a segurança de se trabalhar com empresas responsáveis e comprometidas com o consumidor durante a venda. Afinal de contas, vender cosméticos capilares não é vender produtos de beleza, e sim vender confiança e autoestima elevada.
Assim, podemos concluir que os três produtos com menor retorno no setor de cosméticos capilares são aqueles que não cumprem o que prometem na embalagem, não surtem efeito, impedindo que o consumidor volte a comprar; aqueles cujo efeito é distinto do prometido, como por exemplo, os que causam a queda dos cabelos, fazendo com que os usuários reclamem e se revoltem com a marca e, por fim, aqueles cujas marcas são desconhecidas, amadoras, inexperientes ou sem preparo para oferecer o respaldo e o suporte necessário caso algum produto seja rejeitado pelo consumidor, deixando o distribuidor sozinho.
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