De acordo com um levantamento do SEBRAE, realizado em 2013, o mercado de salões de beleza no Brasil cresceu 43% naquele ano, com sete mil novos salões abertos a cada mês no país. Já de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no ano anterior (2012) o Brasil foi o terceiro maior consumidor de produtos e serviços de beleza, computados os resultados entre diversos países do mundo.
Esses números indicam que a indústria de beleza no Brasil é um ótimo negócio, movimentando desde o comércio de cosméticos até os salões de beleza. Só que, neste último caso, para ter mais sucesso, um salão de beleza precisa contar com um distribuidor de cosméticos para garantir que os clientes saiam sempre satisfeitos. E, para tanto, a distribuidora de cosméticos precisa aprender a como fidelizar os salões de beleza para garantir o crescimento. Você trabalha com uma distribuidora e sabe como fazer isso? Continue a ler este artigo e aprenda algumas boas dicas para fidelizar os salões de beleza na carteira de clientes!
Ofereça muitas opções
O mercado de beleza é ávido por novidades e por isso é fundamental que uma distribuidora de cosméticos ofereça opções para todos os tipos de clientes e de serviços oferecidos pelo salão. Somente assim o salão de beleza sentirá que pode contar com seus serviços para qualquer que seja a necessidade que seus clientes possuam.
Aposte nas novidades
Não adianta, entretanto, oferecer opções de cosméticos que estão fora de moda ou que não são mais usados nos tratamentos capilares. Por isso é importante que a distribuidora de cosméticos saiba investir em produtos novos e, se possível, exclusivos. Ter uma cartela de lançamentos também é importante, além de ser um jeito de fidelizar o salão de beleza – se sua distribuidora de cosméticos sempre oferece novidades, o cliente vai sempre querer conhecer o próximo lançamento.
Conheça (muito) o seu cliente
Uma distribuidora de cosméticos irá vender muito mais e melhor se conhecer bem os seus clientes. Mais do que saber o nome ou o contato é preciso, portanto, conhecer os padrões de consumo, saber o que o salão de beleza vem adquirindo, o que vem tendo uma boa recepção por seus clientes e o que não é tão bem aceito.
Forneça soluções reais para as demandas encontradas
Quando se conhece o cliente, você também conhece os seus problemas e dificuldades e então surge a possibilidade de oferecer uma solução atrativa e focada. Assim, uma distribuidora de cosméticos que deseja fidelizar os salões de beleza tem de proporcionar soluções práticas e funcionais, para que o salão se torne um cliente fiel – afinal, ele não estará comprando apenas um produto, mas também uma solução.
Ofereça boas vantagens
Quando você apresenta conveniências, como descontos e promoções, há muito mais chances de o cliente continuar comprando com você, já que ele dificilmente encontrará as mesmas condições em outro lugar. Por isso, é fundamental que uma distribuidora de cosméticos aposte em oferecer vantagens diversas para os salões de beleza, especialmente após a primeira compra, pois isso irá ajudar a garantir sua fidelização.
Invista bastante na apresentação
Por melhores que sejam os produtos que você comercializa, a apresentação conta – e muito – na hora de realizar uma venda. Por isso, capacite os revendedores da distribuidora para que eles possuam um tom amigável e persuasivo, garantindo as vendas. Além disso, quanto mais agradável for o processo de venda, mais inclinado o salão de beleza se sentirá a ser fiel à distribuidora de cosméticos.
Dessa maneira, seguindo essas simples dicas, é possível conquistar a fidelização dos salões de beleza como clientes de distribuidora de cosméticos. Com os esforços em atender às necessidades do cliente e se utilizando de uma abordagem efetiva, as chances de o salão de beleza se tornar um cliente fiel são consideravelmente maiores. O que você tem feito para fidelizar os salões de beleza por onde passa? Compartilhe suas experiências com a gente!