O mercado de distribuição de cosméticos tem atraído cada vez mais interessados por conta de seu bom resultado e alto índice de procura por parte dos clientes. Entretanto, como qualquer outro mercado, o desafio de colocar o seu negócio para funcionar existe, especialmente quando o campo é exigente.
Para entrar nesse mercado preparado para o que pode encontrar, que tal conhecer os principais desafios da distribuição de cosméticos nesse mercado tão disputado?
1. Conhecer os concorrentes
Não existe dúvidas de que, uma vez no mercado, você precisa conhecer quem está disputando esse espaço com o seu negócio. Estudar os concorrentes, portanto, é um dos desafios da distribuição de cosméticos, já que você precisa conhecer tudo que está sendo feito ao seu redor — para conseguir fazer melhor (ou evitar as falhas já cometidas por ai).
2. Conhecer os clientes ideais (e mantê-los)
Muitos são os perfis de clientes no mercado de distribuição de cosméticos, mas como saber que você está direcionando seus esforços para os certos? Esse é também um dos desafios de entrar nesse mercado, visto que é preciso conhecer muito bem os clientes que você pretende atender para encontrar estratégias de conquistá-los.
Manter a clientela também é um desafio difícil. Não basta saber os produtos que ela deseja consumir, mas também a melhor maneira de oferecê-los a eles e os melhores preços a serem praticados.
3. Ter uma boa gestão de estoque e um bom mix
Trabalhar com venda de produtos físicos demanda um grande desafio por parte do distribuidor: a gestão do estoque. É preciso estudar muito bem essa “ciência” para saber quanto tempo é financeiramente saudável deixar um produto no seu estoque e, principalmente, quanto comprar sempre para mantê-lo cheio mas não ocioso.
Esse talvez seja um dos principais desafios do trabalho da distribuição de cosméticos. E além disso, é preciso também garantir que você tenha sempre um bom mix para oferecer para sua clientela, com diferentes tipos de produtos de qualidade, que podem atender mais de um perfil de cliente.
4. Gerenciar bem a distribuição de cosméticos para seus clientes
Se a gestão de estoque já é um grande desafio para o distribuidor, você já parou para pensar o quão desafiador pode ser se tornar o responsável por distribuir seus produtos para os clientes? Muitas vezes, se você não tem um local físico para fazer a venda dos seus produtos, é preciso pensar em uma estratégia prática, eficiente e lucrativa de distribui-los após a compra para seus clientes.
Essa gestão da distribuição também é um desafio importante e que precisa ser estudado e feito de maneira inteligente por parte dos profissionais desse mercado.
5. Ter uma saúde financeira equilibrada
Para qualquer negócio, a questão da saúde financeira pode ser um ponto importante a ser observado sempre de perto, afinal, muitas empresas dificilmente sobrevivem a seus primeiros anos de vida por conta de um fluxo de caixa mal-feito.
Por isso, antes de qualquer coisa, preocupe-se sempre em manter seu negócio de distribuição de cosméticos com a saúde financeira em dia, mesmo que isso envolva diminuir um pouco o ritmo de trabalho e investimentos no começo. Ter o caixa sempre positivo é o primeiro passo para garantir que seu negócio terá sucesso no futuro.
Você está trabalhando com distribuição de cosméticos? Quais foram os principais desafios encontrados por você nesse mercado?