O caminho das vendas não termina no momento em que o cliente paga pelo produto. A conclusão do ato de compra ainda é parte do ciclo de conquista do cliente. Afinal, você quer que ele retorne para fazer mais compras, não é mesmo?
Para que isso ocorra, você precisa ter em mente que a jornada do cliente continua no pós-venda. E você precisa implementar isso da melhor forma, para fazê-lo funcionar adequadamente. Veja 5 dicas para isso:
1. Follow-up no pós-venda
O Follow-up é a chave do pós-venda. Sua tradução é “acompanhar”, ou seja, é o trabalho de fazer o acompanhamento do cliente após a venda. Ele é primordial para saber se o cliente está satisfeito ou não e, caso não esteja, descubra quais são as causas que levaram a essa opinião.
Esse caminho é necessário para que se faça uma fidelização do cliente, bem como compreender o que pode ser mudado em seu negócio para aumentar a satisfação dessas pessoas e permitir que elas retornem.
Isso pode ser feito das mais diferentes formas, através de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), bancos de dados, Business Intelligence (BI), etc.
2. Retenha o contato do seu cliente
Para que esse pós-venda seja efetivo, você precisa encontrar formas de reter o contato do seu cliente. Quando você trabalha com e-commerce isso é mais fácil, pois dados como telefone, aniversário, endereço, e-mail já são gravados no ato do cadastro e podem ser usados para isso.
Mas para lojas físicas é preciso pensar em alternativas para realizar cadastros e conseguir o contato do seu cliente para realizar o follow-up. Você pode fazer isso utilizando planos de fidelização (como falaremos no próximo tópico), preenchimento de formulários, promoções, entre diversas outras formas. O importante é pensar em uma forma criativa e eficiente para isso dentro do seu tipo de negócio.
3. Faça planos de fidelização
Planos de fidelização são bastante úteis no pós-venda para conseguir dados dos seus clientes a fim de realizar o follow-up. Além disso, podem ser um bom impulso para que seu cliente retorne mais vezes ao seu negócio e realize mais compras.
Eles podem ser feitos das mais diversas formas: descontos progressivos, benefícios a partir de X compras, entre diversas outras formas. O importante é que você entenda que isso faz parte da estratégia de fidelização e deve ser feito de forma precisa e dentro de um bom planejamento para que possa atender seus objetivos.
4. Invista de fato no pós-venda
O pós-venda deve ter tanto empenho quanto o processo de vendas no seu negócio. Ele não pode ser relegado apenas a uma parte secundária do ciclo do cliente. Por isso você deve investir esforços e também apoio financeiro para essa etapa.
Invista em softwares de CRM que irão auxiliá-lo a fazer uma boa gestão de dados de clientes, inclusive ajudando a evitar um dos piores problemas na área: entrar em contato com clientes que já expressaram não ter vontade de retornar às compras de forma alguma.
Se você não valorizar devidamente essa área, provavelmente irá ter problemas para fazer com que funcionem suas estratégias para o pós-venda.
5. Avise sobre novos produtos e promoções
Não sabe muito bem o que comunicar aos seus clientes? Não sabe que isca utilizar para fazê-los retornar à loja? Que tal começar pelo básico? Use o pós-venda para avisá-los sobre novos produtos e promoções.
Logicamente outras estratégias podem ser aplicadas nesse momento. Porém, para quem está iniciando pode parecer um pouco complicado e o simples funciona bem. Chegou um produto que tem o perfil de determinado cliente? Que tal avisá-lo e convidá-lo para conhecer? É uma forma que traz um bom percentual de sucesso para fidelização e taxa de retorno.
E quer saber o que não fazer no seu pós-venda? Aprenda quais são os 4 principais erros nessa área.