Em um momento como o que o Brasil passa, de crise econômica, todo empreendedor fica mais receoso em colocar a mão no bolso e investir. Afinal, as chances de dar errado são altas, certo? Errado. Nesse texto, vamos mostrar não só quatro argumentos que comprovam que abrir uma distribuidora de produtos capilares é uma boa opção, mas também como você está perdendo tempo e dinheiro ao não abrir uma agora mesmo!
O mercado está muito forte e em crescimento
Um dos principais argumentos que comprova que abrir uma distribuidora de produtos capilares é uma boa ideia é que o mercado de cosméticos está muito forte atualmente e é um dos poucos setores da economia brasileira que não só está crescendo, como ainda cresce em dois dígitos.
Em 2014, foram mais de R$ 101 bilhões movimentados pelo setor de cosméticos no Brasil, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Pouquíssimos setores tiveram um crescimento tão forte assim. Aliás, de 2006 até 2011, o setor cresceu mais de 300% e continua num ritmo forte até hoje e a tendência é crescer ainda mais.
Atualmente, o mercado de cosméticos no Brasil equivale a 1,8% do PIB nacional. Apenas os cosméticos são 1,8% do PIB do país, com uma margem muito grande de crescimento por um motivo, o qual, diremos mais adiante.
O Brasil é um dos maiores mercados do mundo para distribuidora de produtos capilares
Um outro argumento bem forte a favor de se investir em uma distribuidora de produtos capilares é o fato do Brasil ser um dos maiores mercados de cosméticos do mundo inteiro, só ficando atrás dos Estados Unidos e da China – e estamos mais próximos dos líderes desse ranking do que o Japão (quarto maior mercado de cosméticos) está de nós.
Ao todo, o Brasil representa cerca de 53% de todo o consumo de cosméticos na América Latina e 9,4% de todo o consumo mundial do setor. E, se você acha que isso significa que temos um mercado inchado, fica o aviso de que não paramos de crescer em termos de cosméticos e já ultrapassamos quaisquer previsões sobre o futuro.
Em 2011, a ABIHPEC (Associação brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) fez uma pesquisa prevendo que o setor cresceria de R$ 27,3 bilhões movimentados em 2010 para R$ 50 bilhões movimentados em 2015. Como dito, em 2014 já tínhamos movimentado R$ 101 bilhões, o dobro do previsto, sem sinal de aceleração.
A população mais pobre está com mais dinheiro para injetar no mercado
No fim de 2015, o salário mínimo brasileiro foi aumentado para R$ 880, um valor que parece (e é!) pouco. Porém, ao mesmo tempo, traz uma novidade boa: o salário mínimo aumento em uma porcentagem acima da inflação nacional.
O que isso significa? Que quem ganha o salário mínimo ou em salário mínimo, está com o dinheiro mais valorizado, ganhando mais do que a desvalorização da moeda no mercado. Ou seja, com maior poder de compra.
E o que acontece quando a população mais pobre fica com mais poder de compra? Pode passar a investir em itens antes tidos como supérfluos, como os cosméticos! Portanto, especialistas esperam que em 2016 haja um crescimento ainda maior desse mercado!
O setor de distribuição regional pode otimizar mais ainda esse mercado
Por fim, um argumento matador sobre os benefícios de montar uma distribuidora de produtos capilares está no fato de que uma distribuidora regional pode otimizar o funcionamento do mercado local.
Imagine uma região de cidades de médio porte, onde nenhuma cidade possui uma distribuidora de produtos capilares e todas adquirem seus produtos de uma distribuidora maior, numa cidade mais longe, gastando mais por causa das taxas de entrega, frete, distância e afins.
Agora imagine uma distribuidora de produtos capilares sendo montada numa dessas cidades, com a possibilidade de abastecer todos os estabelecimentos locais, com um preço bem inferior ao do serviço prestado pela outra empresa. Isso definitivamente otimizaria o mercado de cosméticos local, baixaria os preços e aumentaria as vendas!
E aí, convencido de que abrir uma distribuidora de produtos capilares é uma boa ideia? Entre em contato com a gente se ainda tiver alguma dúvida!